sábado, 26 de novembro de 2011

Planserv amplia atendimento em urgência e emergência na Bahia

O Planserv ampliou, nos últimos quatro anos, a rede de prestadores credenciados em urgência e emergência na Bahia. São mais de 300 unidades médicas, entre clínicas, prontos-socorros e hospitais, espalhadas por todo o estado, das quais 52 em Salvador e Região Metropolitana. “Com a ampliação da oferta”, afirma a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, “atendemos importante e antiga reivindicação dos beneficiários”.
Alta complexidade – Apesar da ampliação da rede, o beneficiário do Planserv, como de qualquer outra assistência à saúde, eventualmente enfrenta a superlotação das emergências dos grandes hospitais privados do país. Isso porque, mesmo nas situações mais simples, grande parcela dos pacientes recorre às unidades de alta complexidade.
“É importante não buscar atendimento em unidades de alta complexidade, como os grandes hospitais, quando se tratar de casos simples, pois isso cria uma grande demanda e pode prejudicar quem chega ao local precisando desse tipo de assistência. Escolhendo sua unidade de atendimento com critério, o beneficiário contribui para a melhoria do serviço”, considera Sônia Carvalho.
Para orientar as pessoas na hora de procurar corretamente um serviço de urgência ou emergência, o Ministério da Saúde define como ‘urgência’ a ocorrência imprevista de agravo à saúde, com ou sem risco potencial de morte, cujo portador necessita de assistência médica imediata. Define como ‘emergência’ a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem risco iminente de morte ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.
O usuário do Planserv pode acessar a lista completa com as unidades de urgência e emergência referenciadas no endereço eletrônico www.planserv.ba.gov.br. Dúvidas e mais informações sobre onde se dirigir em casos de emergência também no 0800 56 6066.
 

Nenhum comentário: