segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ambulâncias do SAMU de Jacobina já estão na Bahia

Ambulâncias do Samu: benefício virá mesmo para Jacobina?


As dez ambulâncias do Samu que serão utilizadas para o funcionamento do serviço na região de Jacobina já estão em solo baiano. As oito unidades de suporte básico e as duas unidades de suporte avançado, que funcionam como UTIs móveis, estão no Almoxarifado Central da Sesab, em Salvador.
As unidades, quando o serviço estiver implantado, beneficiarão uma população de cerca de 378 mil pessoas de 19 municípios inclusive Várzea do Poço*. A central de regulação que operacionalizará o serviço na região será instalada no município de Jacobina.
Agecom/O Povo Quer Saber
*Acrescentado
a

sábado, 29 de janeiro de 2011

VÁRZEA DO POÇO - A bola vai rolar no La Bomboneira


O tradicional campeonato de futebol La Bomboneira em sua 10ª edição irá começar em, 12 de fevereiro. Seis equipes foram convidadas a participarem do certame, a primeira fase é composta de dois grupos com três times disputando pontos corridos, classificando quatro equipes.

 Cata Ferreira

O organizador do evento Cata Ferreira, disse que haverá jogos aos sábados a tarde e aos domingos pela manhã e à tarde. 
As equipes convidadas foram: Nosso Rio, Xinbense, Grêmio, Vitória, Atlético e Corinthians.   

Fonte www.beijaflorfm.com
  Por Déa Vasconcelos

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sindicato dos Servidores Públicos de Morro do Chapéu realizou manifesto reivindicando direitos!


Aconteceu na manha desta sexta feira ,28, um manifesto organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Morro do Chapéu. Um grupo de trabalhadores saiu com faixas, apitos e carro de som, percorrendo as principais ruas da cidade, reivindicando direitos que estão sendo desrespeitados pelo poder público municipal. O número de manifestantes era pequeno, porém o barulho promovido pelos mesmos deu resultado, pois conseguiram chamar a atenção da cidade que vivia a feira livre como de costume, e todos paravam para ver o que estava acontecendo. Nas faixas, frases e no carro de som, palavras reivindicavam os anseios dos servidores. Eles buscam por reajuste salarial, insalubridade e periculosidade, pois, alguns cargos como por exemplo os garis e os eletricistas não recebem esses benefícios incorporados ao salário, criticam também o regime previdêncial da prefeitura, pois se quer sabem se está sendo recolhido, os agentes de endemias também encontran-se com salários defasados. O manifesto durou cerca de 02h00 e durante o percurso aconteceu pontos de discursos como em frente a Câmara de Vereadores, sede da Prefeitura e terminando na sede do Sindicato por volta do meio dia.
Morro Notícias

Projeto Galera da Avenida 10 anos.


Energia e alto-astral são sinônimos do bloco Galera da Avenida que surgiu no Carnaval de Várzea do Poço - Bahia em 2001. Neste mesmo ano, este bloco se destacou pela sua irreverência e ousadia, conquistando lugar de destaque entre os blocos mais antigos do carnaval. Desde então, ao longo dos dez anos os participantes do bloco vêem marcando presença nas melhores festas do Estado da Bahia: carnavais, micaretas e festas juninas, sempre com muita paz, animação, descontração e adrenalina. Para comemorar os dez anos de criação, o bloco irá realizar o 1º Grito de Carnaval da Galera da Avenida. A festa acontecerá no dia 26 de fevereiro, no CCA (Clube Campo Alegre), em Várzea do Poço, contará com a participação das bandas Brega e Vinho, Lambadasso e O Boyzinho da Palomba.
Por Geone Mendes

Soldado da Policia Militar dá exemplo de humanidade em Barrocas

image Policial levou rapaz para o hospital e aguardou ele ser atendido
Quem pensa que a função da Polícia Militar é apenas reprimir a violência alarmante do país se engana. Este ato que aconteceu em Barrocas é um dos exemplos de como a PM mudou.
Na manhã desta segunda-feira (24), por volta das 10h50min, o soldado Josival prestou socorro ao jovem Hamilton, conhecido por “Cebinho”, que teve uma crise epiléptica e caiu de uma calçada alta nas imediações de uma Mercearia no centro da cidade.

O policial levou o rapaz para o hospital local e aguardou por um bom período que ele fosse atendido. Após a medicação, Hamilton preferiu sair andando do Hospital, recusando a oferta de Josival para levá-lo para casa.

Quem pensa que a ação do PM Josival terminou se engana. Mesmo com a recusa de Hamilton, o policial se dirigiu até uma farmácia da cidade para conseguir os medicamentos prescritos pela médica que o atendeu.

Parabéns ao soldado Josival e a todos que agem com justiça e humanidade neste mundo onde o ser humano só pensa em si.

Por Cival Anjos/Foto: Jornal A Nossa Voz

Homem natural da cidade de Várzea do Poço irá se apresentar no Domingão do Faustão.

Erotildes Nunes Cunha, o popular Tidinho do Jegue, esteve nesta quinta-feira, dia 27, no programa do meio dia na Rádio Jaraguar AM. Ele deu um show imitando vários animais e pássaros, dentre eles, cardeal, sofrer, pássaro preto, e a inigualável imitação do Jegue, que inclusive, de tão perfeita, lhe rendeu o convite para participar do quadro "Se vira nos trinta" do Domingão do Faustão na Rede Globo. Ele embarca dia 28 para São Paulo, onde será desafiado a fazer com que um jegue de verdade, que será levado ao palco, responda a seu urrar em trinta segundos. Se conseguir ele ganhará R$ 40.000,00. Desejamos que o simpático e talentoso Tidinho bote o jegue pra rinchar. Estaremos aqui na torcida.
Fonte: Bahia Acontece

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

COMUNICAÇÃO. Radialista preso por tentar extorquir deputado.




O radialista Ivan Carlos, que já trabalhou na Rádio Sociedade, foi preso acusado de tentar extorquir o deputado federal Marcos Medrado (PDT). Ele foi detido na noite desta quarta-feira (26) próximo ao Shopping Aeroclube, na Boca do Rio, e está preso na Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (DREOF) de Salvador. O radialista pediu R$ 150 mil e um carro ao deputado. Ele ameaçava divulgar um dossiê que supostamente incriminaria o parlamentar. Em entrevista ao Uziel Bueno e Evilásio Júnior, no programa Acorda Pra Vida, da Rádio Tudo FM 102,5, o deputado conta que está em Brasília e que seu filho, Diogo Medrado, diretor da Rádio Nova Salvador, quem contatou a polícia e armou esquema para que o chantagista fosse preso em flagrante. O radialista começou com as amaças há uma semana, em contatos feitos por telefone e e-mail com Medrado e com Diogo. Ele se apresentava com o codinome de "Superman". A polícia rastreou o IP do criminoso e descobriu sua indentidade.

(Bahianoticias)

Juazeiro não terá carnaval em 2011

Prefeito Isaac Carvalho durante coletiva em Juazeiro

Durante coletiva, o prefeito Isaac Carvalho anunciou que em 2011, Juazeiro não terá carnaval. "Não será possível nesse momento, já que estamos buscando uma nova engenharia financeira, em época de contenção de custos. Vamos passar por ajustes financeiros e em 2012 buscaremos recursos, convênios para que seja possível a realização do carnaval".
"Não é nenhuma novidade, a imprensa bate todo dia, a sociedade tem reclamado da lama, dos buracos e a gente reconhece que o governo não andou conforme a população esperava, mas estamos implementando as ações que possar sanar alguns problemas. Estamos priorizando algumas medidas e não podemos enganar. Alguns serviços, inclusive, serão prejudicados já que a capacidade financeira não permite e por isso não vamos realizar o carnaval este ano", explicou Isaac.

Fonte: Blog do Geraldo José

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

LUIZ CAETANO APRESENTA NOVA DIREçãO DA UPB


Na última eleição, em 2009, a disputa foi acirrada e decidida voto a voto
Diferentemente do que ocorreu na última eleição para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), derrotado em 2009, e candidato único no pleito desta quinta-feira (27), divulgou a lista com o nome dos membros que comporão a direção da entidade no biênio 2011/2012. O prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha Dias (PP), foi escolhido como vice-presidente, Maria Quitéria Mendes(PSB), que governa a cidade de Cardeal da Silva, será a vice-presidente institucional; Marco Aurélio dos Santos Cardoso (PP), de Santana, será o primeiro secretário; e Nelson Luiz Portela (PT), de Maracás, o segundo secretário. Para a primeira e segunda tesouraria foram chamados os gestores de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião (PR), e Eduardo Vasconcelos (PSDB), de Brumado. Já os titulares do conselho fiscal serão os gestores de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (DEM); Uruçuca, Moacyr Batista Junior (PP); São Sebastião do Passé, Tânia Portugal (PCdoB); Simões Filho, José Eduardo Alencar (PSDB); e Mata de São João, João Gualberto Vasconcelos (PP). Os suplentes são os alcaides de Canarana, Ezenivaldo Alves Dourado (PMDB ); Planaltino, Joseval Alves Braga (PP); Chorrochó, Humberto Gomes Ramos (PP); Maragogipe, Silvio Ataliba (PT); e Itororó, José Adroaldo Silva de Almeida (PT). Os respectivos membros assumem os mandatos no início de fevereiro.
Fonte Bahia Notícias

Serrolândia: Homem de 26 anos morre afogado

Reinilson Cândido de Almeida
Um homem morreu afogado na tarde desta terça - feira (25) numa aguada publica próxima a BA 417 que liga Serrolândia a Várzea do Poço.
Reinilson Cândido de Almeida, de 26 anos, estava com outros amigos no momento que aconteceu o acidente. Segundo testemunhas, ele fez um mergulho e não voltou mais.
Reinilson é de uma família de mais dez irmãos, deixa uma filha e esposa. Atualmente estava morando em Juazeiro do Norte no Ceará e veio na cidade a passeio e para visitar os familiares.
O corpo da vitima foi encaminhado para a sala de necropsia do Departamento de Policia Técnica em Jacobina para procedimentos legais. O sepultamento foi marcado para as 14h de hoje.
Portal Serrolândia

DILMA TRATA KASSAB COMO ALIADO E CRITICA PSDB



A presidente Dilma Rousseff nem esperou a oficialização da ida de Gilberto Kassab (DEM) para o PMDB, partido da base governista, e já tratou de elogiar o neoaliado publicamente. Em discurso nesta terça (25), na cerimônia em comemoração ao 457º aniversário de São Paulo, ela destacou investimentos na capital paulista e criticou, de maneira indireta, o PSDB. Dilma afirmou que "junto" com Kassab vai "continuar esse processo de investimentos" feitos pelo governo federal na capital paulista. Sem citar os tucanos, que governam São Paulo há 16 anos, a petista disse que o Estado ainda tem "desafios" a enfrentar com a população de mais baixa renda. "Temos um dos Estados mais desenvolvidos do nosso país. Mas, ao mesmo tempo, temos tantos desafios em relação à situação do nosso povo mais pobre", disse.
Informações do Estadão.

BAHIA TRE determina á posse de Capitão Tadeu


Capitão Tadeu (PSB) O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) enviou agora à tarde à Assembleia Legislativa notificação determinando que o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) seja empossado na próxima legislatura em lugar do deputado eleito pelo PT Carlos Brasileiro, que deve ser indicado secretário de Desenvolvimento Social pelo governador Jaques Wagner (PT). A decisão foi tomada depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considerou válidos os 12 mil votos obtidos pelo candidato a deputado Vank Medrado, do PSL de Juazeiro, promovendo uma mudança no coeficiente das eleições à Assembleia Legislativa. Com a ida de Brasileiro para a administração, deve tomar posse em seu lugar o suplente petista Joaci Dourado. Politica Livre

Especialização em História inscreve para nova turma da Uneb em Jacobina


image Com novas opções, a Uneb avança na região de Jacobina

Graduados em história, geografia, letras e áreas afins da cidade de Jacobina e região têm nova oportunidade para complementar sua formação acadêmica.
O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV da UNEB, no município, está com inscrições abertas, até o dia 23 de fevereiro, para a terceira turma da pós-graduação lato sensu em História: Cultura Urbana e Memória.

A especialização, gratuita, é uma iniciativa conjunta dos colegiados dos cursos de História, Letras e Geografia do departamento. Estão sendo disponibilizadas 25 vagas, sendo 40% para candidatos negros e 5% para indígenas, egressos da rede pública de ensino.

Documentos

Para participar do processo seletivo é necessário entregar ficha de inscrição e documentos exigidos em edital na sala da pós-graduação do DCH, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Há ainda a opção de enviar a ficha e os documentos autenticados pelos Correios (via Sedex).

“Os anteprojetos de pesquisa apresentados devem trabalhar a cultura urbana de Jacobina e região em suas múltiplas possibilidades, seja em imagens e cultura oral, seja em expressões representativas de cada localidade”, explica Hélida Santos, coordenadora da especialização.

Segundo Ione Leal, diretora do DCH, essa é mais uma oportunidade para que os estudantes da UNEB realizem uma educação continuada. “A ideia é que nossos discentes, após finalizar sua graduação, já invistam em uma especialização, para que sejam profissionais ainda mais qualificados”, pontua.

Etapas

A seleção compreenderá as etapas de avaliação curricular, análise do anteprojeto e entrevista. O resultado vai ser divulgado na página do departamento, no Portal UNEB, no dia 21 de março.

O curso é dividido em módulos quinzenais e tem duração de 12 meses, totalizando carga de 480 horas-aula. A matrícula acontece nos dias 23 a 25 de março e as aulas iniciam dia 1° de abril. Informações: Campus IV – tel. (74) 3621-3337.

Núcleo de Jornalismo – Assessoria de Comunicação

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PDT TENTA TIRAR OTTO DO PP

Segundo apurou o jornal A Tarde, o PDT, partido da base do governador Jaques Wagner (PT), tenta tirar de outro aliado, o PP, seu principal quadro no governo estadual, o vice-governador Otto Alencar, que foi nomeado secretário de Infraestrutura. Os pedetistas afirmam que há um acordo pelo qual terão a filiação de Otto e, consequentemente, o controle da Seinfra. “Ele se reuniu conosco e disse que o que mais deseja é assinar a filiação do PDT. Seus advogados estão consultando o Tribunal Superior Eleitoral para ver como fazer”, contou um deputado do PDT. O PP não inclui a pasta ocupada por Otto como da cota do partido, pois prefere considerá-lo como indicação pessoal do governador nas negociações.O vice-governador, entretanto, nega a possibilidade de abandonar a sua legenda, sempre que questionado

CONCURSO PÚBLICO Prefeitura Municipal de Utinga

São 477 vagas, com salários de até R$ 2.200.

Foto aérea de Utinga 

Os cargos são de agente (comunitário de saúde, de combate à endemia, da Vigilância Sanitária), assistente (administrativo, de biblioteca, consultório odontológico, de programas sociais, tributário), auxiliar (de serviços gerais; operacional de copa e cozinha, lavanderia e limpeza hospitalar), coordenador pedagógico, coveiro e eletricista. Além de vagas para fiscal (de Meio Ambiente e de tributos), guarda municipal, jardineiro, veterinário, merendeira, motorista (classes B e D), nutricionista e professor. A carga horária é de 20 e 40 horas semanais.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de fevereiro, no Infocentro, no Centro do município ou pelo site. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 35 e R$ 80.

Médico pula muro e foge da polícia em Capela do Alto Alegre

Um fato inusitado chamou a atenção da população de Capela do Alto Alegre no território do Jacuípe, por volta das 11h30 da manha desta terça-feira (25), quando a polícia militar da cidade prestava socorro a uma criança que havia fraturado o fêmur e ao chegar ao Hospital São Lucas, o médico plantonista recusou-se a prestar os primeiros socorros, e segundo informações da própria polícia, com ar de desconfiança o suposto falso médico alegou  que deveria de imediato transferir a criança para Feira de Santana, o que despertou a curiosidade dos policiais que pediram o seu número de registro CRM. “Dr Luiz” como é conhecido, alegou que estava precisando trocar de roupa, entrou numa sala de repouso dos médicos e num ato de fuga desesperada saltou os muros do hospital correndo em direção a um matagal nas proximidades da cidade denominado “caatinga da boa sorte”, até o presente momento a polícia que está à procura do falso profissional não tem notícias do mesmo.

Segundo informações de uma assessor da prefeitura  que preferiu não se identificar, é de conhecimento da população que ha muito tempo o atendimento no Hospital São Lucas é feito por pessoas sem as devidas credenciais.
Da redação CN

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PDT encerra negociações com governo e Lupi chama cúpula baiana a Brasília


image Lupi faz suspense sobre o destino que o partido vai tomar

As conversas entre o PDT e o governo estadual sobre o espaço que o partido deve ter no novo mandato de Jaques Wagner foram encerradas neste final de semana. Lupi convocou reunião com baianos em Brasília.
Depois de várias reuniões (algumas tensas) entre o presidente estadual Alexandre Brust e as bancadas federal e estadual com o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, o PDT deu por encerradas as negociações por considerar insatisfatório o espaço oferecido ao partido até aqui.

Somente neste domingo os pedetistas se reuniram duas vezes com o governo para tratar sobre o assunto. No domingo a reunião foi até às 22 horas, mas mesmo assim não houve acordo.

Diante do impasse, o Presidente Alexandre Brust deu as negociações por encerradas na Bahia, passando a responsabilidade para a direção nacional do PDT.

Nesta segunda-feira (24), pela manhã, o presidente nacional licenciado do PDT, ministro Carlos Lupi, já entrou em contato com o governador Jaques Wagner para tratar da questão.  Lupi imediatamente entrou em contato com a direção estadual e convocou uma reunião em Brasília para a próxima quarta-feira (26), mas adiantou que “as conversas foram boas”.

Para a reunião-almoço foram convocados os deputados federais Marcos Medrado, José Carlos Araújo, Félix Júnior e Oziel Oliveira, e os estaduais Marcelo Nilo, Roberto Carlos, Euclides Fernandes, João Bonfim e Paulo Câmara, além do presidente estadual Alexandre Brust.

Espaço

O partido ocupa atualmente a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral-CBPM e a AGERBA, embora venha sendo publicado por boa parte da mídia que também controla a CAR, que já foi tirada do controle da legenda para o PP.

Para resolver o impasse o governo já ofereceu a Secretaria de Justiça, sem o setor de presídios, mas com a devolução da Ciência e Tecnologia, mas os pedetistas não aceitaram. “Estão nos dando com uma mão e tirando com a outra”, disse Alexandre Brust, referindo-se à oferta de uma Secretaria esvaziada e a retirada de outra.

Nesta segunda-feira, indagado sobre como resolver o impasse, Brust admitiu que a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração poderia atender aos anseios do partido. A pasta é ocupada atualmente pelo secretário James Correia, da cota pessoal do governador Jaques Wagner.

Por Evandro Matos – da redação do Interior da Bahia

Caminhonete D-20 com placa de Serrolândia, bate com Uno em Vitória da Conquista


image Quatro mortes e vários feridos nas estradas do Sudoeste

Quatro pessoas morreram e cerca de vinte ficaram feridas em acidentes registrados em estradas do Sudoeste da Bahia.
Duas pessoas morreram em um acidente na BR-116, na altura do município de Vitória da Conquista, próximo ao distrito de São Sebastião, por volta das 4 horas da madrugada deste domingo (23).

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Uno, com placa da cidade de Barra do Choça (BA), se chocou com uma caminhonete D-20, conduzida por Gilberto Peixoto, com placa de Serrolândia. Magno Santos Oliveira e Manoel Barbosa dos Santos, dois dos oito passageiros do veículo Uno, morreram na hora.

Os ocupantes da caminhonete sofreram apenas ferimentos leves. Os seis passageiros do Uno que sobreviveram ao acidente foram encaminhados ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e liberados em seguida.

Segundo informações, as vítimas estavam na região para participar dos festejos religiosos de São Sebastião, que começaram na última sexta-feira (21). 
Informações do Blog do Anderson.

Multa de trânsito pode ser dispensada em alguns casos

 No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.
Código de Trânsito Brasileiro
Art. 267 – Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do
infrator, entender esta providência como mais educativa.

domingo, 23 de janeiro de 2011

LUPI VEM COBRAR COTA DO PDT A WAGNER

A participação do PDT no atual governo de Wagner, ao contrário do que o próprio governo esperava, vai passar pelo diretório nacional do partido. Hari Alexandre Brust, presidente do diretório estadual do partido, declarou na manhã deste sábado (22): “Passei a bola para o ministro [Carlos Lupi]. Disse a ele que não tinha chegado a um acordo”. Esta decisão surpreendeu o governo baiano, que até as 21h da sexta-feira dava como certo o encontro no fim de semana para resolver a última pendência na definição do primeiro escalão. Um dos alvos é a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, que não é a primeira opção, mas pode ser aceita, se entregue inteira. O empecilho é que a proposta do governo exclui a Superintendência de Assuntos Penais do pacote. “Presídios nem têm a ver com a cara do partido, mas se vier sem, a pasta fica esvaziada. Então, queremos os presídios”, explicou reservadamente um deputado do partido. Há dois favoritos para a pasta da Justiça, de acordo com o parlamentar. São eles o deputado estadual Paulo Câmera e Nestor Duarte. “Correndo por fora”, diz o deputado, surge o nome do advogado Carlos Sodré. Informações do jornal A Tarde.

sábado, 22 de janeiro de 2011

FUNDAçõES PARTIDáRIAS TERãO R$ 62 MI ESTE ANO

As fundações ligadas a partidos políticos e bancadas com dinheiro público e sem fiscalização da Justiça Eleitoral terão orçamento recorde de R$ 60,2 milhões em 2011. De acordo com a lei, as entidades só deveriam gastar com atividades como cursos de formação política e publicação de livros doutrinários, mas na prática chegam a ser usadas até para bancar despesas eleitorais. A maior parte delas não tem sede própria, usa os recursos com pouca transparência e entrega sua gestão a políticos sem mandato. Das cinco mais ricas, só a Perseu Abramo, do PT, tem sede própria e seu orçamento saltará para R$ 9,6 milhões. A Fundação Ulysses Guimarães (PMDB), Liberdade e Cidadania (DEM) e o Instituto Antonio Vilela (PSDB) usam salas do Senado, e pagam uma taxa simbólica em torno de R$ 4 mil, que inclui serviços de limpeza e telefonia. Já o Instituto Alvaro Valle do PR, que terá R$ 4,4 milhões, diz funcionar no mesmo endereço da legenda. Os quadros de pessoal também são desproporcionais ao caixa das entidades. A dos tucanos, que terá R$ 6,8 milhões, tem apenas sete funcionários, e a do democratas, com 4,4 milhões, tem quatro. As fundações mais ricas são presididas por políticos derrotados nas últimas eleições: Nilmário Miranda (PT), Eliseu Padilha (PMDB), Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB), Alfredo Nascimento (PR) e José Carlos Aleluia (DEM).
Informações do Folha On Line.

Mirangaba: Prefeitura realiza mais um rateio para os professores do município

A Prefeitura Municipal de Mirangaba realizou mais um rateio aos professores do município, com recurso do FUNDEB 60. Em abril de 2010 os professores de 40 horas receberam a quantia de R$ 2.800,00 e os de 20 horas R$1.400,00. No final do mês passado, dezembro 2010, outro rateio foi realizado aos professores de 40 horas, os quais receberam abono de R$2.238,00 e os de 20 horas R$1.119,00.
Para o professor de 40 horas Márcio Roberto Alves Vieira, o repasse do FUNDEB é um direito de todos os professores. “Aqui em Miragaba os direitos são respeitados, onde trabalhamos com respaldo e a certeza que os recursos estão sendo aplicados corretamente na educação”.
Joseane Oliveira Sobrinho, professora de 20 horas, diz que os educadores de Mirangaba estão satisfeitos com o rateio: “Estamos trabalhando com a certeza que o município respeita os direitos dos professores, que em 2010 recebemos rateio nos meses de abril e dezembro”.
Já o prefeito Adilson Nascimento, relatou a importância do rateio aos profissionais da educação, que trabalham em prol da melhoria da qualidade educacional do município. Segundo Nascimento, “as crianças merecem uma educação de qualidade, pois as mesmas representaram o desenvolvimento, o progresso na sociedade, para isso é importante a valorização dos professores e respeitar os direitos dos mesmos”.
Fonte Notícia Livre

Jacobina: Polícia Cívil prende aluno da Uneb suspeito de tráfico de drogas



José Ferreira Júnior, aluno da Uneb de Jacobina, Deiverson Vitalino e Roberto Moreira
A Polícia Cívil de Jacobina prendeu três jovens acusados por tráfico de drogas, incluindo um estudante universitário, do curso de Letras da Universidade Estadual da Bahia, aluno do Campus IV/Jacobina.
Na operação, comandada pelo delegado Élvio Brandão, coordenador da 16ª Coorpin, através de trabalho prévio desenvolvido pelo Serviço de Investigação (SI), foram presos em flagrante, no bairro da Bananeira, o mototaxista Deiverson Vitalino dos Santos, 21 anos, natural de Senhor do Bonfim, Roberto de Oliveira Moreira, 22 anos, que servia como “mula” para entregar a droga, e o universitário José Ferreira Júnior, 34 anos, conhecido como Radiola, também natural de Senhor do Bonfim. Junto com os suspeitos foi encontrado um quilo de maconha prensada, pronta para o uso.
O Dr. Élvio Brandão informa que as prisões aconteceram depois uma ampla investigação do SI, que já vinha monitorando os passos da quadrilha. Segundo o Coordenador da 16ª Coorpin, os presos atuavam numa rota de tráfico entre os municípios de Senhor do Bonfim e Jacobina. Os investigadores do SI acreditam que a droga era comprada na cidade de Senhor do Bonfim e revendida em Jacobina, inclusive com pronta entrega em algumas bocas de fumo, estabelecidas em pontos estratégicos, onde era feita a comercialização no varejo.
Além da droga apreendida com os três acusados, os policiais também foram até república da Uneb onde José Ferreira Júnior teria ficado hospedado. No quarto do universitário, foram encontradas mais 300 gramas de maconha e um cachimbo.
Ainda com os acusados foi apreendida uma moto HONDA CG 150 prata, placa policial NTI 1273, cinco celulares, um carregador de celular, um capacete Taurus, uma mochila, uma jaqueta preta, duas pochetes, além da quantia de R$ 490,00 em espécie.
Além do coordenador Élvio Brandão, a operação da Polícia Civil contou a participação do delegado Ademar Vical, titular de Miguel Calmon, e oito agentes do Serviço de Investigações (S.I).
Segundo o delegado Henrique Morais, titular de Jacobina, novas diligências continuarão acontecendo na cidade, principalmente, com operações pontais de combate ao tráfico de drogas, o que representa uma nova dinâmica operacional da Polícia Civil em Jacobina, implantada recentemente pelo Dr. Élvio Brandão, novo Coordenador Regional. 
Fonte Notícia Livre

Fábrica de calçados Freeway vai aumentar em 40% sua produção em Jacobina

image Fábrica vai aumentar sua produção em 40% em Jacobina
Entre as dez maiores fabricantes de calçados do Brasil, a Freeway vai aumentar em 40%, até o final deste ano, a produção de calçados masculinos e esportivos em sua fábrica de Jacobina, no Piemonte da Chapada Diamantina. 
 Instalada na Bahia desde 2005, com a ampliação a empresa vai passar a produzir 1,2 milhão de pares/ano.

“Com a implementação dessa nova linha de produção, que só depende da construção de um novo galpão de 5 mil m2, o número de trabalhadores vai passar dos atuais  400 para 600”, diz Jânio Machado, diretor-presidente da Freeway, acrescentando que mais de 500 jovens de Jacobina e região já foram treinados em parceria com o SESI/SENAI.

O Governo da Bahia está dando prioridade a este projeto de ampliação, porque o setor calçadista é estratégico na política de desenvolvimento do Estado. Além do mais, a empresa é símbolo do processo de descentralização da economia baiana.

“O que nós estamos buscando é mais fábricas de calçados e componentes na Chapada e no semi-árido baiano. Precisamos adensar a cadeia produtiva do couro e do calçado”, disse o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

A Freeway tem como meta para 2011 aumentar em 12% as vendas internacionais, com foco nos países do Oriente Médio como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Omã.

Chorrochó aparece pichada por palavras e frases ofensivas a autoridades

image Pichações foram em vários locais; aqui sobrou para o Juiz
Três vândalos, segundo informações, menores, passaram a madrugada pinchando órgãos públicos e particulares na cidade de Chorrochó, na região Nordeste do Estado.
Eles escreveram palavras ofensivas a autoridades e comerciantes, como mostra a foto cedida pelo site da radio Líder do Sertão FM.

Segundo as informações, os menores já estão detidos na Delegacia de Chorrochó à disposição da Justiça. Informações do blog Cnudos Vip.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pedreiro natural de Várzea do Poço é executado por motoqueiro em Camacari


Taynar barreto/Cn1

O pedreiro Admar Santos da Silva, 41 anos, foi assassinado a tiros na Rua Tupi, Bairro do Phoc III, por volta da 16h30, desta quinta-feira(20).

Segundo informações coletadas no local, a vítima teria ido visitar a filha caçula, quando ao brincar com a mesma na frente da casa da ex-sogra, foi baleado no rosto por um homem que conduzia uma motocicleta de dados ainda desconhecidos pela polícia. Testemunhas ouviram dois tiros sendo disparados.

De acordo com informações policiais, foi encontrado no bolso de Admar uma carteira de cédulas contendo documentos pessoais, cartões de crédito e R$ 170,00 em dinheiro, além de uma pequena quantidade de crack.


Familiares estiveram no local e informaram que Admar era natural da cidade de Várzea do Poço, interior da Bahia, pai de quatro filhas, viúvo e que morava sozinho no Bairro da Nova Vitória, em Camaçari.

O delegado plantonista da 18ª Delegacia (Camaçari) Geoval Noronha esteve no local, a fim de solicitar a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), em Salvador.
Fonte Camacari Notícias

POLÍCIA RECAPTURA FUGITIVO DA DELEGACIA DE VÁRZEA DO POÇO

Após dias de investigação a polícia conseguiu nesta quinta-feira,16 recapturar o fugitivo da Delegacia de Várzea do Poço
, Manoel Sabino de Souza, 30 anos, vulgo Zé da Vela, preso em flagrante por assalto.
De posse do Mandado de Recaptura expedido pela Belª. Débora Magda Peres Okumura , Juíza daquela Comarca, Invetigadores da 16ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior(COORPIN), coordenados pelo delegado Raniere Barbosa de Oliveira, com informações levantadas na região, conseguiram chegar a Zé da Vela no município de Capim Grosso. Após perseguição os policiais civis recapturaram o fugitivo.
Manoel Sabino está custodiado na delegacia de Jacobina a disposição da justiça criminal.
Escrito por André Araújo

PRF apreende pássaros e mídias "pirateadas" em Sprinter na Feira-Salvador



Após abordagem ao veículo M. Benz Sprinter, placa DDL 8556/BA, que fazia transporte regular de passageiros de Feira de Santana para Salvador, os policiais do Núcleo de Operações Especiais – NOE – prenderam no Km 550 da BR 324 Roque Barbosa Pereira, 52 anos, que foi capturado após tentativa infrutífera de evadir-se do local. Com ele foram encontrados 81 aves silvestres das espécies Periquito Jandaia, Azulão, Canário da Terra, Cravinho, Papa Capim e Papa Arroz com o fito de negociá-las em Salvador.
Os animais apreendidos se encontravam em situação de maus tratos com, inclusive, alguns de tenra idade feridos e alijados de água e alimento. Roque foi preso em flagrante por crime ambiental e as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem do IBAMA de Salvador.
No mesmo veículo os policiais prenderam a passageira Maria da Conceição Oliveira Maia, 51 anos, que estava em posse de 180 DVD's e 320 CDs “piratas”. A ambulante adquiriu as mercadorias em Feira de Santana para serem comercializadas em Salvador. A passageira foi encaminhada à Polícia Judiciária de Amélia Rodrigues por violação de direitos autorais.
Mais dois pássaros silvestres da espécie Papa Capim e 450 DVD's, 515 CD's foram apreendidos no Km 806 da BR 330, em Ubatã.
Os animais e as mídias estavam expostos em uma barraca armada às margens da rodovia e o responsável pela barraca não fora localizado, sendo a ocorrência encaminhada à Polícia Judiciária de Itabuna.
INFORMAÇÕES: ASSESSORIA DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL-BA 
Fonte: Arnaldo Silva

OUROLÂNDIA: advogado acredita em eleição direta para prefeito nos próximos dias

O advogado Ricardo Sampaio, professor de Direito da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira, 21, ao Programa Blitz Total 1ª Edição da Rádio Jacobina FM e, dentre outros assuntos, falou sobre os processos políticos de Ourolândia que tramitam nos Tribunais, Regional Eleitoral e Superior Eleitoral.
Ricardo acredita na real possibilidade da realização de uma nova eleição direta para prefeito de Ourolândia nos próximos dias. Ele confirmou ainda que o ex-prefeito Adinael Freire encontra-se inelegível e por isso, após a cassação do prefeito Antonio Araújo no mês de novembro último, não pode assumir o cargo como segundo colocado nas eleições ocorridas em outubro de 2008.
Ainda segundo o jurista, a exemplo de Adinael, Antonio Araújo também não poderia participar deste provável novo pleito em função de ter tido o seu mandato cassado por crime de caixa dois durante a eleição de 2008. Ele não disse até quando ambos estão inelegíveis.
Antonio Araújo ainda recorre da decisão da Justiça Eleitoral e, segundo Ricardo, ainda pode retornar ao cargo que está sendo ocupado pelo atual presidente da Câmara de Vereadores, o edil professor, Cícero Oliveira.
Fonte: Ouro Notícias

Pais de três filhos descobrem que são irmãos

Unidos há 13 anos, o casal Alexander e Michele, moradores do município de Barro Preto, no sul da Bahia, tinha uma suspeita que os atormentava: se eram ou não filhos do mesmo pai. Na cidade, de pouco mais de 6 mil habitantes, as histórias de ambos convergiam. Eles desconheciam a identidade do pai, mas havia um suspeito em comum. O ex-radialista Nilson Rocha. Para acabar com o mistério, Alexander e Michele, pais de três filhos, resolveram recorrer ao Programa do Ratinho, do SBT. Foi ao vivo, em rede nacional, que nesta terça-feira, 18, os lomantenses descobriram ser irmãos, filhos do mesmo pai, através de um exame de DNA. A atração registrou um recorde de audiência para o programa, comandado pelo polêmico Carlos Massa, o Ratinho.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

João Henrique dá o troco e se desfilia do PMDB e trabalha retorno ao PDT

image João Henrique e Geddel juntos já é coisa do passado

Um dia após ser suspenso do PMDB, o prefeito de Salvador, João Henrique, deu a resposta e pediu sua desfiliação do partido, que na Bahia é comandado pelo ex-ministro e ex-candidato ao governo, Geddel Vieira Lima.
Nesta quarta-feira (19) João Henrique entra com um pedido de desligamento do PMDB junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), fundamentado nestes incômodos recentes, o que pode deixar o seu caminho livre para entrar em outra legenda.

Nos bastidores, o prefeito já trabalha o seu retorno ao PDT, partido pelo qual se elegeu em 2004, mas que depois deixaria para entrar no PMDB, atraído pelas verbas do então ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Primeiro João Henrique tentou entrar no PV, mas recuou. Houve também um namoro rápido com o PP de Mário Negromonte e João Leão, mas parece que foi só um encontro de uma noite de ressaca.

Faz tempo que o filho de João Durval tenta construir o seu caminho de volta ao ninho pedetista. No inicio, ele sofreu muita resistência, principalmente do presidente estadual da legenda, Alexandre Brust. Hoje, contudo, a situação parece lhe ser mais favorável, já que alguns obstáculos foram quebrados.

Esperto, mesmo em situação adversa João come pelas beiradas. Logo, convidou o vereador Gilberto José (Presidente do Diretório do PDT em Salvador) para a Secretaria Municipal de Saúde e articulou para que o suplente Cristovinho retornasse à Câmara, também pelo PDT, já que o mesmo estava sem partido.

O certo é que João Henrique, mesmo vivendo o pior momento da sua administração, sortudo como sempre, vai quebrando resistências. Até os que mais se opunham à sua entrada no PDT, já avalizam o seu retorno, mesmo que isso represente um risco para o partido, que pretende disputar a prefeitura de Salvador na próxima eleição.

Por Evandro Matos - especial para o Interior da Bahia

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bahia ganha 706 novos Policiais Militares

Bahia realiza na sexta-feira (21), em vários municípios, uma solenidade para formar 706 novos PMs, sendo 618 policiais e 88 bombeiros. Em Salvador, às 9h, na Vila Policial Militar do Bonfim, serão formados 300 PMs, em solenidade presidida pelo governador Jaques Wagner. Acontecerão formaturas também nas cidades de Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Feira de Santana, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Guanambi, Jequié e Barreiras. Esse efetivo representa um reforço significativo no verão da Bahia, que de imediato já estará trabalhando nas ruas.

Mairi - Pessoas são vítimas de falso seqüestro


Duas famílias foram vítimas de falsos seqüestros na tarde desta segunda-feira (17), na cidade de Mairi. Por volta das 15h, Dona Nay e Seu Joel, residentes na Rua Claudionora Brasil, receberam uma ligação a cobrar, de um homem, dizendo que seqüestrou sua filha que mora em São Paulo e exigiu R$ 40.000 da família para o resgate. A família disse que não tinha essa quantia, que só tinha R$ 500 e o golpista colocou outra pessoa no telefone que se passou pela filha do casal e mandou depositar os R$ 500. Dona Nay e Seu Joel afirmaram que a voz da mulher que estava falando com eles pelo telefone era idêntica a de sua filha, pedindo para adiantar a negociação porque ela estava nas mãos dos seqüestradores e poderia ser morta. A família ficou desesperada e chegou depositar R$ 500 na conta do falso seqüestrador. Depois que avisou que já tinha efetuado o depósito, o homem exigiu que não desligasse o telefone e rasgasse o comprovante, jogasse ao vaso sanitário, desse descarga e em seguida pediu que depositasse R$ 900. A família providenciou o dinheiro e depois suspeitou que pudesse ser um golpe e entrou em contato com a filha. A filha confirmou que não aconteceu nada com ela e que estava tudo bem. Na verdade, a família foi vítima de um falso seqüestro.
Uma outra família, residente na cidade de Mairi, também, foi vítima por esta mesma quadrilha neste mesmo dia.

Dicas para não cair no golpe do falso seqüestro.
-Não receba ligações a cobrar de desconhecidos
-Não ajude o bandido dando-lhe informações, como nomes e endereço
-Tire os adesivos do carro que identifique a família
-Cuidado com o que publica na internet em páginas de relacionamento
-Pare para raciocinar e acione a Polícia Militar antes de tudo

Redação: Agmar Rios e Rubinho Bastos

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Governador Wagner divulga nomes de 15 secretários; César Nunes sai da SSP

image Deputado Zezeu Ribeiro foi confirmado no Planejamento

Foram divulgados nesta segunda-feira (17) a lista com os 15 nomes do secretariado do segundo mandato do governador Jaques Wagner.
Dos 15 confirmados, 10 são os atuais titulares, enquanto cinco secretários assumem o cargo pela primeira vez.

O secretário de Segurança Pública César Nunes deixa o cargo e quem assume é o delegado Maurício Barbosa.

“A definição da nova equipe segue uma orientação geral de combinar o critério de qualificação técnica para cada pasta, com capacidade política para executar com cada vez mais eficiência, as ações do nosso governo”, explicou o governador.

A novidade da lista é a recriação da Secretaria de Comunicação, que foi desmembrada da Casa Civil.

Confira abaixo a relação com os secretários do Governo Wagner:

Secretaria do Meio Ambiente - Eugênio Spengler
Secretaria Especial da Copa 2014 - Ney Campello
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - Nilton Vasconcelos
Secretaria da Saúde - Jorge Solla
Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Cícero Monteiro
Secretaria da Educação - Osvaldo Barreto
Secretaria da Administração - Manoel Vitório
Secretaria da Fazenda - Carlos Martins
Secretaria da Casa Civil - Eva Maria Dal Chiavon
Secretaria de Comunicação - Robinson Almeida
Secretaria do Turismo - Domingos Leonelli
Secretaria de Infraestrutura - Otto Alencar
Secretaria da Cultura - Albino Rubim
Secretaria do Planejamento - Zezéu Ribeiro
Secretaria da Segurança Pública - Maurício Barbosa

Fonte Interior da Bahia

Material Escolar: O que é permitido e o que não é permitido?

O movimento de volta às aulas já começou com a corrida de pais e responsáveis de estudantes às livrarias e lojas do ramo, munidos de listas de material escolar para compras, fornecidas pelos colégios de seus filhos.

Apesar de existir Lei Nacional que dispõe sobre o assunto, desde o ano de 1990 (Lei 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor – CDC), portanto, há 20 anos, ainda há muitos pais e responsáveis que não sabem o que lhes é permitido ser cobrado na lista de material escolar pelas instituições de ensino.

Aqui na Bahia existe Lei Estadual regulando o assunto (Lei 6.586/1994), estabelecendo que só podem ser solicitados nas instituições de ensino pré-escolar, fundamental e médio, itens diretamente relacionados ao processo didático-pedagógico. Materiais de consumo ligados ao expediente da instituição de ensino não podem integrar a lista de material dos alunos.

Assim, os pais e responsáveis devem verificar a finalidade do material solicitado e também devem observar se as quantidades pedidas nas listas são razoáveis para a sua destinação, porque a maioria das reclamações que chegam ao Procon-Bahia se refere às quantidades abusivas.

Procon é órgão de defesa do consumidor, que só existe nas Capitais e nas grandes cidades – Em Morro do Chapéu, a opção é a Promotoria de Justiça.

Note-se que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) “não estabelece limites com relação às quantidades destes materiais, mas, exige que a escola disponibilize o plano de aulas juntamente com a lista de materiais” , orienta Roberta Cerqueira, do Procon-Bahia, em reportagem publicada na edição do último dia 12, no Caderno CIDADE, da Tribuna da Bahia.

RELAÇÃO DE MATERIAL PERMITIDO: Livros didáticos – Caixa de lápis de cor/hidrocor – Lapiseira – Lápis – Massa de Modelar – Borracha – Outros de uso individual.

RELAÇÃO DE MATERIAL NÃO PERMITIDO: Papel higiênico – Cartucho/fita de impressora – Papel ofício – Álcool líquido ou em gel – Palito de dente – Fita Adesiva – Pincéis/lápis para quadro branco – Algodão – CD room – DVD virgem – Artigos de limpeza e higiene (desde que não seja do uso individual do aluno).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1 – Os pais e responsáveis podem optar pela entrega total ou parcial do material escolar, desde que a entrega seja feita antes do período de sua aplicação;

2 – A instituição de ensino deve fazer a devolução da sobra de material, ao final do ano, se houver;

3 – A instituição de ensino poderá pedir novos materiais durante o período letivo, mas, não pode exceder a 30% da lista original;

4 – A instituição de ensino pode estabelecer uma TAXA DE MATERIAL, para a aquisição ser feita pela própria escola, mas ao consumidor deve ser dada a opção de adquirir por conta própria o material;

5 – A instituição de ensino não poderá especificar MARCA DE MATERIAL e nos casos em que for confeccionada pela própria instituição, esta informação tem que ser dada desde o momento da matrícula do estudante;

6 - A instituição poderá optar pela comercialização do fardamento, alegando questões de segurança quanto à logomarca e também em relação ao aluno, mas, o preço oferecido precisa estar de acordo com o praticado no mercado.




(por Josemar Santana, Advogado e Jornalista)

VÁRZEA DO POÇO: PAZ, HORMONIA E ORGANIZAÇÃO PREVALECEU NA CAVALGADA DE NOVA ESPERANÇA


A cavalgada realizada domingo, 16 no povoado de Nova Esperança, prevaleceu a paz, harmonia, organização e muita gente bonita. Cavaleiros e amazonas de várias cidades da região marcaram presença na 7ª cavalgada organizada por Démison, Edicássio, Zé Cobrinha e Analiete.
As disputas das modalidades iniciaram no final da tarde com vários animais inscritos, que concorreram a premiações do 1º ao 4º lugar.
E para fechar com chave de ouro, Silvoney e Robson deram um show de romantismo na praça para centenas de pessoas.     

sábado, 15 de janeiro de 2011

UTC: WAGNER E 6 DEPUTADOS PODEM SER ACIONADOS

Além do governador, MP está de olho em ACM Neto, Maria Luiza, Luiz Alberto, Paulo Magalhães, Jutahy e José Rocha

A Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia apura supostas irregularidades nas doações da empresa UTC engenharia a candidatos baianos nas últimas eleições. Conforme apurou o A Tarde, além do governador Jaques Wagner (PT), que recebeu R$ 2,4 milhões, seis parlamentares também foram beneficiados com recursos da companhia: A deputada estadual Maria Luiza Carneiro (PSC) ganhou R$ 146 mil e os federais ACM Neto (DEM), com R$ 300 mil, José Rocha (PR), R$ 50 mil, Jutahy Magalhães Júnior (PSDB), R$ 200 mil, Luiz Alberto (PT), R$ 100 mil e Paulo Sérgio Magalhães (DEM), R$ 50 mil, completam a lista. Os dados são da própria prestação de contas dos postulantes na Justiça Eleitoral. Conforme entendimento do Ministério Público, a UTC não poderia ceder verbas às campanhas porque é uma concessionária do serviço público. Em São Paulo, o MP pediu a cassação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), e de outros 16 eleitos, e o mesmo pode ocorrer com os baianos beneficiados com o dinheiro da companhia. Também receberam as doações da empresa os candidatos derrotados César Borges (concorreu ao Senado pelo PR), R$ 400 mil, Paulo Souto (disputou o governo pelo DEM), R$ 300 mil, e Luiz Carreira (deputado federal pelo DEM), R$ 150 mil. Os três não correm risco de punição por não terem conquistado o mandato.
Fonte BN

Política: PDT tenta emplacar dois nomes no governo

Apesar de o governador Jaques Wagner (PT) ter garantido que anunciará alguns nomes de seu secretariado na próxima segunda-feira, nos bastidores do Palácio de Ondina, alguns já estão sendo apontados como novos auxiliares do governo. Ontem, mais um nome surgiu no páreo. Conforme o jornal Tribuna da Bahia já havia antecipado no início da semana, o PDT busca emplacar ao menos dois nomes na nova equipe.
A legenda deixou claro que tem poder de alcance para ampliar seu espaço na gestão petista e apresentou dessa vez o suplente da senadora Lídice da Mata (PSB), Nestor Duarte, para assumir uma pasta. Embora ainda não tenha admitido, o ex-deputado é o pedetista mais cotado para conquistar o posto de secretário. Rumores sinalizam uma costura em torno de seu nome, negociação que vem sendo feita pelo presidente do PDT, Alexandre Brust. O PDT atualmente ocupa no governo a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Além de Nestor Duarte, já estão sendo apontados como novos secretários de Wagner o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT) para Secretaria de Planejamento, o vice-governador Otto Alencar (PP) para Secretaria de Infraestrutura, Domingos Leonelli para Secretaria de Turismo e Juca Ferreira para a pasta de Cultura. Na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), havia sido conjecturada a entrada de Edmon Lucas, que hoje é titular de Desenvolvimento Regional, mas, segundo uma fonte governista, ele teria negado o convite.
Burburinhos também indicam que houve uma pressão do PT para que a pasta continuasse na cota do partido. Deve continuar à frente da Serin, o atual articulador da reforma administrativa, Cezar Lisboa.  Para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos foi ventilado o deputado federal, Nelson Pellegrino (PT), mas ele negou de forma enfática a chance de retorno à pasta. Durante o primeiro mandato, o deputado assumiu o cargo por mais de um ano. Além dele, o petista Paulo Rangel, líder do partido na Assembleia tem sido especulado para Secretaria de Desenvolvimento e Combate à Pobreza.
À medida que as negociações vão sendo realizadas, algumas peças já existentes no tabuleiro também vão sendo fortalecidas. Entre os notáveis para continuarem na equipe estão o secretário de Educação, Oswaldo Barreto, a chefe da Casa Civil, Eva Chiavon, o secretário de Saúde, Jorge Solla, de Segurança Pública, César Nunes, da Fazenda, Carlos Martins, de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro e Robinson Almeida, na Agecom.
(Tribuna da Bahia)

Ecos da Lavagem do Bonfim: PDT se destaca na avenida

image Marcos Medrado sinaliza que pode disputar o Tomé de Souza
Em um ano pós-eleitoral, a Lavagem do Bonfim desta quinta-feira (13) não atraiu a mesma multidão das edições anteriores, mas o bom público que compareceu foi do nível de uma festa que consegue misturar o profano com o religioso.
Ao findar as pregações religiosas na Igreja da Conceição da Praia, os blocos partidários saíram a reboque do governador Jaques Wagner rumo à Igreja do Bonfim, num percurso de 8 km.

Wagner fala pouco
Preocupado com o tititi do seu futuro secretariado, Wagner não estava de muita conversa e a imprensa não teve tantas oportunidades para lhe fazer perguntas. Nem a história da Centel, que não quer mais divulgar a estatística da violência em Salvador, pode ser esclarecida.  


Bloco do PDT
Se teve um partido que caprichou nesta Lavagem do Bonfim foi o PDT. Charanga, balões, bandeiras, militância, políticos e um criativo boneco gigante compuseram o cenário do bloco pedetista. Apenas a ausência do presidente Alexandre Brust, que, de última hora, não pode comparecer, a participação dos simpatizantes brizolistas foi bastante destacada.

Medrado
O deputado federal Marcos Medrado, já lançado pré-candidato a prefeito de Salvador para a próxima eleição, se comportou como tal. À frente do pelotão, ele seguiu quase todo o percurso ao lado do deputado estadual Roberto Carlos e de lideranças como os vereadores Alcindo da Anunciação e Cristovinho, além de Eduardo Rodrigues, Desidério Melo e outros.

Forte
Embora afirmasse que estava muito cedo para pensar 2012, Medrado não se desviou do foco. “O PDT é um partido muito forte. Quando ele sai para as ruas fica mais forte ainda. Eu estou muito satisfeito com tudo”, disse, entusiasmado com a presença da militância.


 Paz e surpresa
Para fechar, uma surpresa. A Lavagem deste ano foi de paz e muita tranquilidade. Prova disso se deu quando um policial precisou ultrapassar a barreira do público para seguir adiante. Nada de cotovelada nem empurrão. O homem de farda abraça o “irmão” da rua e pede passagem. O repórter, surpreso, cumprimenta o policial, que agradece e segue em frente.

Por Evandro Matos