segunda-feira, 19 de março de 2012

IFGF: das 14 cidades da B. do Jacuípe Várzea do Poço é a 13º no custo da dívida orçamentária


IFGF - Índice Firjan de Gestão Fiscal, novo estudo da FIRJAN, revela a situação dos municípios brasileiros
A situação fiscal é crítica no município de Várzea do Poço na Bacia do Jacuipe que é formada por 14 cidades. O município amarga a 13ª colocação no quesito IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores. Os quesitos são classificados por conceitos, A (superiores a 0,8 pontos), B (entre 0,6 e 0,8 pontos), C (entre 0,4 e 0,6 pontos), e D (inferiores a 0,4 pontos). Nos quesitos IFGF Gasto com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Custo da Dívida a nota foram C (entre 0,4 e 0,6 pontos) e IFGF Receita Própria, IFGF Investimentos e IFGF Consolidado a nota foram D (inferiores a 0,4 pontos). Os dados são do IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal), criado pelo Sistema FIRJAN para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros.                Gráfico do município de Várzea do Poço

Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.
O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
CUSTO DA DÍVIDA: BAHIA (2010)
POSIÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA BACIA DO JACUÍPE NO RANKING
Cidades
Classificação
Bacia do Jacuípe
Classificação
Bahia
São José do Jacuípe
63º
Quixabeira
71º
Rachão do Jacuípe
155º
Nova Fátima
219º
Pintadas
223º
Gavião
254º
Baixa Grande
265º
Serra Preta
285º
Mairi
292º
Várzea da Roça
10º
304º
Capela do Alto Alegre
11º
312º
Ipirá
12º
327
Várzea do Poço
13º
335º
Pé de Serra
14º
343º
Consulta de índice IFGF

 Confira a colocação do seu município Click aqui
Informações: www.firjan.org.br
www.varzeacidade.blogspot.com

Um comentário:

nilson pereira disse...

esta matéria é muito importnte, pois só assim temos conciência da situação financeira do nosso município, se os vereadores ficarem atentos vão descobri que as secretarias(Educação, Saude e Obras) estão em buscas de diarista por quinzena, é muito crime eleitoral cuidado seu paulo!