terça-feira, 29 de maio de 2012

Ginecologista de Plantão: Dr. Christian Ferraz tira dúvidas de internautas do Várzea Cidade.



- Minha filha vai fazer 18 anos e ainda não menstruou, isso é normal?
Dr. Christian Ferraz- A questão da primeira menstruação tem um período mais apropriado de acontecer, nos últimos anos a primeira menstruação têm acontecido mais cedo, as meninas tem menstruado a partir dos 10 ou 11 anos de idade. Toda vez que a primeira menstruação vem antes dos 8 anos de idade é uma situação anormal, precisa procurar um medico e toda vez que não acontece até os 14 anos de idade também se trata de uma situação anormal. De um modo geral algumas doenças orgânicas, situações hormonais, formações de massas hormonais podem causar algumas alterações dessa natureza, mas só um ginecologista ou endocrinologista pode diagnosticar essa situação, fazer avaliação e indicar um tratamento.
- Tenho cisto no ovário esquerdo e mioma, posso esperar até o final do ano pra fazer uma cirurgia?
Clique no mais informações para ler a resposta.
Dr. Christian- Duas situações mais comuns que afligem a mulher ao realizar uma ultrassonografia pélvica ou transvaginal é o surgimento de cisto no ovário e mioma. De um modo geral o mioma só pode ser pensado como abordagem cirúrgica se causar transtorno para a vida da mulher, como ele dá distúrbio menstrual a mulher pode sangrar muito forte ou cólica muito intensa no período menstrual e em outras situações ela pode ter dor pélvica fora do período menstrual pelo mioma ser grande. Na maioria das vezes o diagnostico de mioma é seguido de acompanhamento, às vezes com medicação para controle do ciclo menstrual, com relação ao cisto de ovário tem que ter muito cuidado, pois ele pode ser uma situação momentânea, o que chamamos de cisto disfuncionais ou foliculares, a mulher durante todo ciclo através do estimulo hormonal, o ovário vai crescer e formar um folículo que deve se romper. Às vezes o folículo não se rompe e forma um cisto chamado folicular.
- Com a retirada do útero a mulher perde o desejo sexual?
Dr. Christian- A retirada do órgão feminino não muda em nada a sexualidade da mulher, a mudança que vem é sempre para melhor, na maioria das vezes a mulher está retirando o órgão por que respira muito forte ou tem dor por ter o útero grande e isso acaba trazendo um transtorno na relação sexual. Quando a mulher retira o órgão ela se arrepende de não ter operado antes e o marido vai ver que vai ter uma melhora na vida sexual do casal, simplesmente por que o útero não é responsável pela produção hormonal da mulher, os estímulos sexuais são produzidos pelos ovários e ela permanecerá com os ovários, se precisar tirá-los basta que essa mulher faça reposição de hormônios que ela terá uma vida sexual prazerosa.
- Minha esposa está grávida e sentindo dores e teve um pequeno sangramento, isso é um sinal ruim ou é normal na gravidez?
Dr. Christian- Dor durante a gestação sempre aflige a mulher e a família porque todo mundo imagina que algo vai acontecer com o bebê. Eu posso afirmar que na maioria das vezes a dor abdominal na gestação não tem muito a ver com o bebê, mas logicamente o medico tem que ser avisado para realizar uma avaliação. O sangramento chama mais atenção, todo sangramento deve ser analisado pelo médico, é mais emergente. No primeiro trimestre o sangramento pode ser ameaça ou até o abortamento, no segundo ou terceiro trimestre pode se tratar de uma placenta prévia ou descolamento dela e isso põe em risco a vida do bebê e da mão. É necessário ir ao obstetra e na maioria das vezes com a orientação correta a gravidez pode ser sem maiores problemas.
- Tenho 13 anos tive a primeira menstruação e ela fica indo e vindo, qual o problema?
Dr. Christian- Os primeiros ciclos menstruais não vem de forma ordenada, todo processo menstrual da mulher depende dos seus hormônios, eles recebem estímulos cerebrais, de uma glândula que está no cérebro chamada hipófise que vai estimular os ovários e esses hormônios ovarianos vão promover o sangramento menstrual. Na primeira menstruação esse controle hormonal não é muito adequado então a adolescente pode menstruar a primeira vez, passar 3 dias sem menstruar ou sangrar duas vezes no mesmo mês, então essa irregularidade nos primeiros meses de menstruação pode acontecer, logicamente tudo aquilo que chama atenção e aflige a mãe e adolescente deve ser avaliado pelo ginecologista, pois não está livre de acontecer um cisto de ovário ou disfunção hormonal mais séria.
- O mioma atrapalha uma graidez futura?
Cada vez mais o mioma tem sido uma condição prevalente, antigamente a mulher só descobria que estava com mioma quando a barriga crescia, pois achava que era gravidez e corria para o médico, que fazia a cirurgia e descobria aquela grande massa pélvica, atualmente a partir da ultrassonografia conseguimos identificar miomas de 3 a 4 milímetros. Enfim de um modo geral o mioma é uma condição benigna, não sofre risco de câncer, raríssimas vezes ela e transforma-se em charco matosa, porém mioma nasce benigno, ficando assim a vida inteira. Só se deve abordar o mioma, quando ele trás sintomas específicos para a mulher, vai depender do tamanho dos módulos, da localização se são mais internos ou externos. É importante falar sobre mioma e gravidez, pois a cada vez mais existe essa associação, por uma questão simples, as mulheres tem deixado pra engravidar um pouquinho mais tarde aos 30 anos que coincide com a maior incidência de mioma, mas na maioria das vezes, a presença de mioma não impede a mulher de engravidar e também a presença de nódulos de mioma, em sua maioria, não faz com que essa gravidez seja de risco elevado. Normalmente orientamos pacientes que tem mioma e gravidez para participar de um pré-natal especial. É importante lembra que mioma não prejudica a estrutura do bebê, as vezes a localização do mioma pode até levar a um abortamento.

Nenhum comentário: