sábado, 29 de setembro de 2012

Instituto que divulgou pesquisa eleitoral em Paulo Afonso está na mira da justiça




Na última terça-feira (25), a Organização Não Governamental Movimento dos Sem Mídia protocolou representação contra pesquisas eleitorais. Junto à representação, feita à Polícia Federal, foi entregue documento contendo inúmeras assinaturas de cidadãos brasileiros de várias partes do Brasil através do qual relatam que manipulações de pesquisas estão ocorrendo em todo o país.
Recentemente a Justiça Eleitoral da cidade de Ilhéus suspendeu liminarmente uma pesquisa divulgada pela Coligação Ilhéus Mais Forte, por entender que havia várias irregularidades cometidas na coleta e divulgação dos dados que comprometia a credibilidade dos resultados.
A decisão da Justiça teve como Base o parágrafo 2º do art. 17, da Resolução 23.364/11, que cita o seguinte: “Considerando a relevância do direito invocado e a possibilidade de prejuízo de difícil reparação, o Juiz Eleitoral poderá determinar a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa impugnada ou a inclusão de esclarecimento na divulgação de seus resultados.”
A pesquisa em Ilhéus foi feita pela empresa Séculus Análise e Pesquisa de Opinião Ltda a mesma que foi contratada para divulgar os números do pleito eleitoral aqui em Paulo Afonso. 
Em muitos municípios a Justiça Eleitoral vem recebendo diversas reclamações por parte das coligações que se sentem prejudicadas uma vez que muitas vezes são feitos ajustes para favorecer os candidatos aos quais os institutos são ligados, nem sempre de forma transparente.  

Um comentário:

Anônimo disse...

Candidatos que recorrem a este tipo de instituto de pesquisa só deve está desesperado, inclusive isso já aconteceu em Varzea do Poço há algum tempo atrás, eo resultado das urnas todos sabem qual foi.

Jackson Cunha