quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Nutricionista de plantão: Edilson Neiva dá dicas de boa alimentação para internautas do Várzea Cidade



- Por que algumas pessoas quando ficam com mau humor quando estão com fome?
Dr. Edilson – A fome pode sim mexer no humor do cidadão. A glicose é o combustível utilizado pelo cérebro, quando você está com fome a glicose está mais baixa, então o cérebro reclama, isso vai sempre ocorrer. O corpo utiliza glicose quando a corrente sanguínea tem pouca glicose o cérebro vai ter pouca energia, muitas pessoas acreditam que para perder peso é preciso cortar o carboidrato, mas quando você não consumo carboidrato o açúcar fica baixo.  
- Comer ‘comidas pesadas’ e depois jogar bola, ter relação sexual ou praticar alguma atividade física faz mal? 
Dr. Edilson – Quando você faz uma refeição o fluxo sanguíneo tem que estar no intestino, quando você vai fazer atividade física, seus músculos recrutam sangue e circulação, nesse caso vai faltar circulação para o intestino. Essa ação vai gerar alteração do fluxo sanguíneo, então essa questão vai gerar alteração do fluxo sanguíneo que vai levar o indivíduo ao mal estar. É preciso colocar essa pessoa deitada, se ela vomitar pode deixar independente de ser criança ou não.
- Por que as pessoas ‘gordinhas’ são mais alegres e humoradas?

Dr. Edilson – Existe essa relação por que o alimento trás alegria e prazer, então a sensação de bem estar que o alimento dá. O alimento tem benefícios para o psicológico.
- É verdade que o suco de maracujá acalma?
Dr. Edilson – Existem algumas comprovações cientificas que o maracujá tem uma substância ativa que reduz alguma coisa na excitabilidade do cérebro, causa também uma certa sonolência. Uma outra coisa que melhora o sono é atividade física.
- É verdade que dormir ajuda a perder peso.
Dr. Edilson – Sim. O sono ajuda na perda de peso. A ciência preconiza que você durma de 6 a 8 horas por dia.
- Comer presunto faz mal par a saúde?
Dr. Edilson – O presunto faz a digestão, o grande porém dos alimentos embutidos é que você vai ter nitrato, e a Anvisa não pode proibir a adição dele, se não tivesse o nitrato não seria tão ruim assim.

Nenhum comentário: