quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ginecologista Cristóvão Andrade tira dúvidas sobre mioma uterino

O Ginecologista Dr. Cristóvão Andrade em entrevista a Recôncavo FM na manhã desta quinta-feira (29) explicou conceito e sintomas de miomas uterinos.
- O que é mioma uterino?
Dr. Cristóvão – São nódulos ou tumores que se formam dentro do músculo do útero.
- Quais os sintomas do mioma uterino?
Dr. Cristóvão – Os miomas tem vários sintomas, porém aqueles que mais chamam atenção é o sangramento maior junto com a dor pélvica principalmente na época da menstruação. Existem também outros sintomas que podem estar associados ao prejuízo da fertilidade da paciente, e miomas maiores podem causar a contensão da bexiga causando vontade de urinar mais vezes.
- O fluxo menstrual abundante e prolongado pode ser um sintoma do mioma?
Dr. Cristóvão – Sim. Tanto pode aumentar a quantidade de dias de sangramento quanto o sangue. Em pacientes que retardam um tratamento ou procura de especialista nesse caso pode causar anemia.
- Existe uma idade específica para ter mioma?

Dr. Cristóvão – De uma forma geral os miomas são mais comuns após os 30 anos, embora possa se ter miomas em pacientes de idade menor.
- Um adolescente pode ter mioma?
Dr. Cristóvão – Sim. Já vi casos de paciente com 16 anos e ter mioma, mas isso é incomum.
- Quais os tratamentos para os miomas uterinos?
Dr. Cristóvão – Eles tem vários tratamentos, dentre eles clínicos usando medicação, alguns podem ser apenas acompanhadas pelo médico em consulta ou ultrassonografia, outras podem ter tratamento cirúrgico que será a miomectomia e a histerectomia.  Na primeira retira-se apenas o mioma, preservando-se o útero, para os casos em que a mulher quer preservar a capacidade de reprodução ou de menstruar. Na histerectomia retira-se o útero na totalidade. É o tratamento de escolha em mulheres que não querem mais engravidar.
- O que é embolização de miomas?
Dr. Cristóvão – É o tratamento mais moderno que existe no mundo para os miomas uterinos. A paciente diagnosticada com mioma e que quer passar por esse processo, é submetida a um procedimento, como se fosse um cateterismo cardíaco, uma veia na região femoral, próximo a virilha, é pressionada e através dela é colocado um cateter que vai até a artéria do útero liberando substância que vai obstruir os vasos do mioma.

Nenhum comentário: