quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cardiologista de Plantão: Marcos Cerqueira tira dúvidas sobre Hipertensão

- O que é hipertensão?
A hipertensão arterial é também conhecida como pressão alta. A causa mais comum para a hipertensão é o estreitamento das artérias, fazendo com que aumente a necessidade do coração bombear o sangue com maior força, pois a pressão nada mais é do que a força com que o coração contrai e envia esse sangue para todo o organismo. Só em nível de entendimento, a pressão dita 12 por 8, o 12 representa a pressão máxima ou sistólica, que é aquela pressão que o coração faz durante sua contração e o número 8 representa a pressão mínina ou diastólica, que a força com que esse sangue retorna para o coração no período do seu relaxamento. Então, a pressão alta é quando o cidadão apresenta níveis de pressão mantidos acima de 14 por 9.
- Como uma pessoa pode descobrir se é hipertensa ou não?
Dr. Marcos salienta que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, não permitindo que a pessoa reconheça a sua existência. Ela somente é detectada quando a pessoa vai ao médico por outra doença ou quando voluntariamente ela vai aferir a pressão arterial, descobrindo que essa pressão está acima do valor recomendado. O diagnóstico é feito frequentemente em consultório com medidas de aparelho, então o paciente deve estar calmo, não pode ter fumado, ter feito atividade física naquela manhã, não pode ter tomado substâncias ricas em cafeína, não pode estar de bexiga cheia, tem que estar confortavelmente sentado e a medida tem que ser feita com o braço estendido a altura do coração.
- É recomendado realizar uma atividade física após ter feito uma refeição?

Fazer uma atividade física após fazer uma refeição rica em gordura pode ser perigoso porque há um estresse em que o coração é submetido quando o desvio de sangue está priorizando outros órgãos e não os músculos que precisariam de mais sangue.
- Quais são as pessoas que estão mais dispostas a ter hipertensão?
Os pacientes idosos são os mais acometidos pela hipertensão arterial. A partir dos sessenta anos existe uma estimativa que 60% das pessoas tenham pressão arterial alta.
- Muitas pessoas possuem um aparelho para medir pressão arterial em casa. Este uso é adequado?
É sempre indicado ter essa medição feita por um aparelho que seja validado, pois existem aparelhos que não são recomendados ainda pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, alguns são automáticos e já possuem o selo da sociedade. O aparelho que consideramos padrão para a medição, são aqueles típicos de coluna de mercúrio. Os aparelhos automáticos são muito práticos e permitem que qualquer pessoa faça a sua medição, mas os aparelhos de dedo e de pulso, ainda têm as indicações mais restritas, por não serem utilizados nesses estudos que validaram o valor da pressão. Mais importante que aferir a pressão, é procurar ajuda de um profissional especializado que possa fazer a medição da forma recomendada para evitar erros no diagnóstico.
- É correto colocar sal na boca quando a pressão está baixa?
Este hábito é completamente inadequado. Há uma crença popular de que a pessoa ao passar mal ela precisa colocar o sal para melhorar, porém, se esta pessoa já estiver com a pressão alta, ao ingerir sal, vai acabar piorando o nível de pressão alta daquela pessoa, “então, antes de fazer qualquer medida, o mais importante é tentar levar a pessoa para uma avaliação no hospital mais próximo e, após aferir a pressão arterial, seja tomada a medida mais adequada”, alerta o cardiologista.
- O que podemos fazer para lhe dar com uma hipertensão não controlada?
As pessoas que têm pressão 14 por 9, por exemplo, não são hipertensos, mas, diante das evidências atuais, essas pessoas já apresentam maior risco ao longo da vida de desenvolver hipertensão e, inclusive, estão sob maior risco de doenças do que aquela pessoa que tem a pressão 12 por 8 ou 11 por 8. Então, a pressão não controlada adequadamente é muito nociva para o corpo, causando doença em diversos órgãos. A pressão alta vai progressivamente causando lesões e essas lesões geram a chamada arteriosclerose, que são doenças das aterias e é um fator muito importante para a doença com o acúmulo de gordura nessas áreas lesadas, favorecendo o surgimento de infarto, AVC, doença renal, cegueira, amputação de membros por doença arterial periférica grave por falta de fluxo sanguíneo adequado nos membros.
- A pressão alta tem cura?
Mais de 95% dos casos de pressão alta é chamada de hipertensão primária, em que são múltiplos fatores que provocam o seu surgimento, então são pessoas geneticamente pré-dispostas, obesas, dislipidêmicas, pessoas que têm o hábito do tabagismo, pessoas que comem mal, então, quando estas características genéticas encontram um ambiente favorável, essa doença se manifesta. Em alguns casos, a hipertensão tem cura e o simples fato de uma recomendação médica e o seguimento correto dessa recomendação faz, muitas vezes, com que essa pressão seja trazida para os valores normais sem o uso de medicamentos, mas na maioria dos casos, o medicamento é necessário. Existe ainda uma variação da pressão de acordo com a estação do ano, no verão a gente tende a ter uma pressão mais baixa porque há uma tendência pelo excesso de calor de uma dilatação das artérias e no inverno acontece o contrário, devido ao frio a gente tende a fazer uma vaso constrição, ou seja, o vaso fica mais estreito na tentativa de não promover a perda de calor e isso faz com que a pressão aumente um pouco.
- O que devemos fazer para proteger a hipertensão?
Mantendo hábitos de vida saudáveis. Existem fatores que são não modificados, como por exemplo a pessoa que tem um pai hipertenso, ela vai ter uma maior chance de ter a doença independente de sua vontade. Normalmente o fator de risco é de parentes de primeiro grau, considerando pais e irmãos como os parentes que apresentam uma chance maior de passar a característica da hipertensão. Manter o peso adequado, manter-se livre de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação saudável, sem estresse, com a prática de atividades físicas regular, mais o controle de outros fatores de risco, são medidas que podem ser feitas para controlar no níveis de pressão arterial.
- Quem é hipertenso, irá tomar o remédio pro resto da vida?
Em muitos casos, sim. Os tratamentos atuais são muito simples, são medicações que você pode tomar uma vez ao dia. Então converse com o médico e veja se não tem uma medicação que você pode se adequar melhor, “pois o melhor tratamento é aquele em que o paciente pode seguir”.
Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

Nenhum comentário: