terça-feira, 23 de abril de 2013

Jornalista Várzeapocense Jozailto Lima é agredido Verbalmente pelo ex-prefeito de Capela, (SE).

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe - SINDIJOR vem a público prestar solidariedade ao jornalista Jozailto Lima e também externar repúdio à ação do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias, mais conhecido como Sukita. O jornalista foi agredido verbalmente, na manhã desta segunda-feira, 22/4, pelo ex-prefeito, durante entrevista ao programa de Gilmar Carvalho, na Rede Ilha.
O motivo da agressão foi a matéria publicada pelo semanário Cinform nesta segunda-feira que diz em manchete “Prefeito bota mão em R$6 milhões irregularmente”.
A conduta do político Manoel Messias causa preocupação, pois a matéria não partiu de ilações do jornalista, mas sim de provas documentais apresentadas por ele no transcorrer da matéria. Vale ressaltar que a matéria também mostra a posição de Manoel Messias sobre as acusações feitas, comprovando a prática do prega o bom jornalismo.
É grave constatar que políticos e empresários, de uma forma geral, se acham no direito de agredir os profissionais da comunicação, no exercício legítimo da sua atividade profissional, se algum texto informativo ou opinativo os desagrada. Vários exemplos têm demonstrado que, apesar de estarmos vivendo em um Estado Democrático de Direito, algumas personalidades da política e do empresariado sergipano ainda pensam que estão na época da Ditadura Militar, onde os profissionais de comunicação não tinham o direito de apresentar denúncias ou se expressar livremente.
Os tempos são outros, e este Sindicato, tampouco a sociedade, podem aceitar tal conduta anti-democrática contra a categoria dos jornalistas. É preciso defender, veementemente, a imprensa livre e soberana, em prol da Democracia, mas isto só é possível com os profissionais exercendo, em sua plenitude, o sagrado exercício de bem informar a sociedade, em especial, denunciando as práticas nocivas ao erário público e à população.
Aracaju/SE, 22 de Abril de 2013
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe.

Nenhum comentário: