terça-feira, 30 de abril de 2013

SEC abre inscrições para 23 mil vagas no cursinho pré-vestibular gratuito

Vagas estão distribuídas em 186 municípios baianos e em Salvador

Estão abertas as inscrições para 23.625 vagas do cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pelo programa Universidade para Todos, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As vagas estão distribuídas em 186 municípios baianos e em Salvador. As aulas acontecem em 31 locais – escolas, organizações não governamentais (ONGs) e associações.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos), até o dia 10 de maio, mês em que também serão divulgados os nomes dos contemplados, locais para matrícula e data de início das aulas.

O programa oferece material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Atividades
O curso é presencial, com carga horária de 25 horas semanais e aulas de português, redação, matemática, física, química, biologia, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história e geografia. Além das aulas regulares, serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional.

O edital com todas as informações, inclusive sobre a documentação necessária para matrícula, está disponível no Portal da Educação (http://www.educacao.ba.gov.br/). A secretaria também esclarece dúvidas referentes à inscrição pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.

De acordo com informações da Secretaria da Educação, somente nos últimos seis anos, o programa Universidade para Todos contribuiu para o ingresso de, aproximadamente, oito mil estudantes da rede pública em cursos da educação superior das universidades estaduais do Estado da Bahia (Uneb), de Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (30).

Veja abaixo os requisitos para participar:

- Quem estiver regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual ou municipal da Bahia

- Tenha cursado, em escola pública municipal ou estadual da Bahia, o ensino fundamental (5ª a 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes) e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes)

- Egressos da rede pública estadual ou municipal da Bahia, que tenham cursado, em escola pública municipal ou estadual da Bahia, o ensino fundamental e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes (Correio)

Nenhum comentário: