terça-feira, 30 de julho de 2013

Agricultores da Fazenda Pagão, município de Baixa Grande, estão felizes com as roças

O inverno deste ano ficará marcado na memória de muitos agricultores. Em diversas regiões choveu pouco, outras choveu mais, alguns agricultores ganharam pouco, mas, outros estão felizes pelo motivo de ter ganhado a safra de milho e feijão.
Na região do Pagão, município de Baixa Grande, o agricultor Valdete Peixoto, conhecido como Bó do Pagão, disse que vinha tomando prejuízo nas roças, por esse motivo, ele ficou cerca de três anos sem plantar. Este ano, ele voltou a plantar em uma pequena área de terra, perto de casa. Hoje ele está feliz, com o feijão. Por causa das chuvas do fim de semana, ele colocou o feijão no moleque, para depois bater.
O aposentado disse que está construindo uma casa na cidade, onde pretende ficar nas épocas de festejos na igreja, mas que continuará morando na zona rural, onde convive com boa parte da família, há mais de 40 anos.
O jovem Reinan Fernandes, está muito feliz com o resultado na roça de milho, ele relata que tem muito anos que viu milho produzir espigas do tamanho que se encontra em sua roça. Outra novidade para ele é a quantidade de espigas por pé, nela pode encontrar até quatro, sendo que o normal são duas espigas por pé.
Com as chuvas, Reinan comenta que já está perdendo lavouras em sua terra, como tomates, alface, repolho e quiabo. Segundo Reinan, uma parte do feijão ainda depende das chuvas, mas diz está com 80% da safra ganha.

Fonte: www.baciadojacuipe.com.br

Nenhum comentário: