domingo, 27 de outubro de 2013

Escolas da DIREC 16 estão nas finais do TAL, PROVE, EPA e AVE

Criações artísticas que enfocam os traços culturais e regionais brasileiros, características do ambiente escolar, amor e movimentos juvenis, entre outras temáticas, deram o tom da seleção dos finalistas do Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e Tempos de Arte Literária (TAL), projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
 A escolha aconteceu nesta quarta (16/10) e quinta-feira (17/10), no Conselho de Cultura, no Campo Grande, por comissão julgadora formada por intelectuais e artistas. As obras finalistas vão compor a programação do 2º Encontro Estudantil, em novembro, em Salvador.
 “A seleção já apontou novidades e boas surpresas. Como destaque, os vídeos que compõem a primeira edição do Prove. As obras já demonstram o interesse dos estudantes pela literatura nacional e pela paixão ao cinema. Com o TAL, percebemos a presença de dois novos gêneros literários.
 Em meio à prosa, poesia e cordéis, apareceram cartas e textos teatrais. Já no Face, os jurados ressaltaram o nível vocal e a qualidade das gravações”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, que ressalta, também, a “grande participação dos estudantes da rede estadual de Educação Profissional”.
 Comissões julgadoras
Comissão Julgadora
 

 A seletiva contou com obras de estudantes de todas as regiões do Estado. Das 165 produções artísticas finalistas regionais do Face, TAL e Prove encaminhadas pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc), os jurados selecionaram 63 finalistas para a culminância estadual, em novembro.
O 2º Encontro Estudantil contará com 33 obras literárias no Sarau do TAL, 15 canções do Face e 15 vídeos do Prove, além de 99 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) e 33 do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), que não possuem pré-seleção. A produção artística dos finalistas gira em torno de 300 obras.
Comissão Julgadora
Finalistas pela DIREC 16 PROVE (Produção de Vídeos Estudantis) - Gabriel Silva Oliveira; Áquila dos Santos Oliveira; e Acsa Bastos Ferreira. Título: Enriqueça Meu Saber. Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, de Capim Grosso. TAL (Tempos de Arte Literária) - Bilhete à Nação. Autoria: Vilebaldo Santos de Jesus; Interpretação: Douglas de Jesus Silva; Lucas Alencar da Silva; Vilebaldo Santos de Jesus; e Jefferson Leonço Santos. Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, de Saúde. As obras do EPA e do AVE estão classificadas automaticamente.

Várzea Cidade 
Informações: DIREC 16

Nenhum comentário: