sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Mastologista tira dúvidas de internautas sobre a saúde da mulher.

Dr. Luciano Ramos, do IMDI em Santo Antônio de Jesus, foi entrevistado na Recôncavo FM nesta quarta-feira (20) no Programa Informativo do Hospital Regional e tirou dúvidas de internautas em relação aos cuidados da mulher com o seu corpo.
Pergunta 1- É verdade que algumas mulheres não descobrem o câncer de mama apalpando os seus seios? 
Dr. Luciano – Sim é possível. Falar de mama é falar de prevenção do câncer de mama, já que a mastologia é uma especialidade dentre a medicina que foi criada especificamente para o combate ao câncer de mama. Esse é um problema de saúde do mundo inteiro. Tivemos no mês de outubro o Outubro Rosa, que é mundial.
A qualquer sinal de alteração da sua mama, a mulher deve procurar o médico especialista. O principal sintoma é o caroço na mama, que geralmente é indolor.
 Pergunta 2- Já existe prevenção contra câncer de colo do útero e de próstata?

 Dr. Luciano – Sim. Para o câncer de mama há a realização do auto exame e da mamografia, a partir dos 40 anos anualmente, do câncer do colo de útero é o preventivo ginecológico e de próstata é realizado com o exame de sangue PSA, que deve começar a fazer depois dos 40 anos e também o toque retal, que o urologista vai fazer. Esse exame é simples e rápido, mas deve ser feito apenas uma vez por ano e pode salvar a vida de muita gente.
 Pergunta 3- Tem homem que possui os seios maiores do que uma mulher. Esses homens também devem procurar um mastologista?
Dr. Luciano – As coisas que fogem da normalidade e a questão do crescimento da mama no homem, que chamamos de ginecomastia, está mais associado naquelas pessoas que tem sobrepeso, principalmente.
 Pegamos tanto no pé dos homens quanto das mulheres nas questões de obesidade, na questão de fazer atividades físicas e realizar hábitos saudáveis.
A obesidade pode trazer problemas sérios tanto de coração, infarto, diabetes, pressão alta e câncer. As doenças degenerativas acontecem e aumentam fundamentalmente por uma falta de um hábito saudável, então o sobrepeso não dá mais aumento de infarto, hipertensão e diabetes, aumenta o câncer também. As pessoas obesas tem 30% mais chances de ter câncer do que as pessoas que tem o peso adequado.
Desde crianças precisamos manter o hábito de manter o peso adequado e não deve perder essa preocupação ao longo de toda a sua vida.
 Pergunta 4 – O que pode provocar a ginecomastia? 
Dr. Luciano – A questão do homem com ginecomastia está associado a tomar anabolizantes e a falta de manutenção do peso. A obesidade cria uma situação que é o aumento da mama e o risco de ter câncer de mama no homem.
Pergunta 5 – Quando a mulher deve fazer a mamografia? 
Dr. Luciano – A mamografia deve ser realizada sempre a partir dos 35 anos de idade, e a partir dos 40 anos anualmente.
 O exame é simples, rápido e faz a prevenção contra esse problema de uma maneira efetiva. Poderemos diminuir a mortalidade por essa doença, apenas com a realização desse exame anualmente.
Pergunta 6 – É mais difícil identificar o nódulo quando a mulher usa silicone? Como o médico faz um exame com essa prótese? 
Dr. Luciano – O exame de mamografia, auto exame, a ultrassonografia ou ressonância magnética vai ser feito com qualquer mulher, e se for o caso, será descoberto tranquilamente.
Fazemos uma avaliação antes da implantação do silicone para dar essa garantia da mulher fazer uma cirurgia com todo o controle de qualidade para que ela tenha segurança de colocar a prótese de silicone, fazer o acompanhamento sem nenhum tipo de problema ao longo de sua vida. Se houvesse qualquer problema de prejudicar toda a prevenção que a mulher vai fazer não seria permitido colocar o silicone na mama. Não há nenhuma interferência.

Redação Voz da Bahia - Letícia Oliveira

Nenhum comentário: