quarta-feira, 8 de junho de 2016

Dois municípios na Bacia do Jacuípe tiraram zero em Transparência


Os municípios de Pé de Serra e São José do Jacuípe receberam zero em nota dado pelo Ministério Público Federal em termo de transparência, ficando na ultima posição do ranque Estadual que classificam de 1 a 384. O resultado do ranking foi divulgado nesta quinta-feira, 8 de junho de 2016. O Ministério Público Federal, através da Câmara de Combate à Corrupção, monitorou todos os 5.567 municípios do país. Quixabeira foi o município com melhor desempenho na Bacia do Jacuípe alcançando a nota 6,3, a primeira observação do MPF aconteceu em novembro de 2015, os municípios com baixo resultado foram notificado pelo órgão de fiscalização, o município que de Quixabeira que havia recebido a nota 3,2 na primeira observação quase duplicou a nota chegando a 6,3 na segunda observação. O município de Conceição do Coité na região sinaleira obteve a melhor nota na Bahia.
O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.
A Bahia ficou em 26º lugar dos 27 estados avaliados, O MPF afirma que não foram encontrados relatórios estatísticos de pedidos de informações. Essas e outras irregularidades foram objeto de recomendação expedida ao governador em novembro de 2015, mas como não foram sanadas, tornaram-se alvo da ação civil pública ajuizada pelo MPF e autuada pela Justiça Federal nesta segunda-feira (6).
Notas ebtidas em junho de 2016
Notas obtidas em novembro de 2015
Visualizar Documento completo Clique Aqui
Fonte: Baciadojacuipe.com.br 
Por: Ediomário Catureba

Nenhum comentário: