segunda-feira, 18 de julho de 2016

Varzeapocense se destaca nos estudos e é escolhida para um Programa do Governo Canadense

A estudante de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia e filha de Várzea do Poço, Lisandra Oliveira, resolveu aproveitar as férias da faculdade para investir na sua carreira profissional e buscar a melhor forma de ajudar famílias com crianças com atraso no desenvolvimento.
Através de um programa do governo Canadense, Mitacs Globalink, a estudante conseguiu a oportunidade de passar 12 semanas ao lado de um dos melhores pesquisadores na área de pediatria do mundo, Dr. Patrick McGrath.
“Não faz nenhuma diferença ser o melhor em Nova Scotia (província do Canadá), mas você tem que almejar ser o melhor no mundo, porque esta é uma competição internacional”, disse Dr. Patrick, supervisor do projeto, na última semana.
De acordo com Dr. Patrick, os estudantes selecionados pelo programa canadense são os “melhores e mais brilhantes” que o mundo tem para oferecer.
Ele disse que Lisandra rapidamente provou que ela tem o conhecimento e as habilidades necessárias para liderar este projeto. “Isto é muito incomum para uma estudante de graduação”.
Lisandra falou que a pediatria tem sido uma paixão desde o primeiro ano de graduação. Além disso, a jovem pesquisadora relatou que pretende seguir a carreira acadêmica por inspiração da sua mãe, Prof. Glória Almeida.
Desde que chegou ao Canadá, Lisandra tem lido e selecionado 6700 (seis mil e setecentos) artigos científicos sobre desordens no desenvolvimento de crianças com problemas mentais. Ela busca as melhores formas de tratar crianças com Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Autismo e outras desordens.
Segundo Dr. Patrick, estas crianças geralmente não têm acesso aos melhores serviços de saúde. Por isso, o grupo de pesquisa tem o objetivo de desenvolver um programa, acessado através da internet, que possa realmente ajudar estas famílias.
“Estes pais são sobrecarregados com muita coisa para fazer”, disse Patrick. “E é muito difícil para eles encontrar tempo para viajar para outras cidades para buscar serviços de saúde”.
Para Lisandra, o seu tempo no Canadá tem sido de bastante aprendizado e de bastante descobertas. “Agora, eu pretendo voltar para o Brasil e levar todo o conhecimento adquirido aqui para tentar implementar um programa similar no meu país. Eu realmente quero ajudar as crianças e suas famílias a terem uma vida melhor”.
Lisandra e Dr. Patrick irão continuar trabalhando juntos quando a estudante voltar para o Brasil.
Veja a matéria publicada no Canadá no link abaixo:
http://thechronicleherald.ca/novascotia/1379481-nowns-halifax-researchers-team-up-with-students-to-tackle-health-care-environment

VP Caminho Certo Notícias

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma grande felicidade ver as pessoas que se esforçam de verdade receberem a merecida recompensa. Desejo que os próximos passos que der conduzam você ao sucesso profissional e que consiga uma carreira que lhe dê o maior sentimento de realização. Parabéns Lisandra.
Ticiana Rios