terça-feira, 22 de agosto de 2017

IBGE realiza reunião em Várzea do Poço para tratar sobre o Censo Agropecuário 2017


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, realizou nesta terça-feira, 22 de agosto, na cidade de Várzea do Poço, uma reunião para explanação das diretrizes na realização do Censo Agropecuário 2017 no município.
A reunião aconteceu no Auditório Municipal Ronilson Mota e contou com presença do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Valter João (Careca) e representantes de diversos segmentos que puderam conhecer um pouco da metodologia que será usada na realização da pesquisa. 
Principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira, o Censo Agropecuário vai a campo a partir do dia 1º de outubro deste ano. 
A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre a agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, criação de bicho da seda, beneficiamento e produção de produtos agropecuários. 
Serão coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e de mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras; entre outros dados do setor, referidos ao período de 1º de Outubro de 2016 a 30 de Setembro de 2017 para o Brasil, grandes regiões, unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios.
Para a realização da pesquisa, esta prevista a contratação temporária de mais de 26 mil pessoas dentre analistas censitários, agentes censitários e recenseadores, através de processos seletivos simplificados. 
A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos agropecuários e produção animal, para todo o Brasil, Grandes regiões e Unidades da Federação. 
A partir de 2018, também serão divulgados os resultados definitivos da pesquisa para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios. 
ASCOM-PMVP
Informações: IBGE

Nenhum comentário: