terça-feira, 17 de outubro de 2017

Concursos públicos abertos reúnem 15,4 mil vagas no país

Concursos públicos abertos reúnem 15,4 mil vagas no país
Pelo menos 131 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta terça-feira (17) e reúnem 15,4 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 21.649 na Defensoria Pública de Pernambuco.
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Veja 5 dicas da Lia Salgado para se preparar após a publicação do edital:
1) Examine o edital
Cheque o conteúdo programático, item a item. Pode haver disciplinas novas e/ou disciplinas que não serão cobradas e estavam no seu plano de estudos. Atenção, porque muitas vezes sob o título de uma disciplina há tópicos de mais de uma matéria. Verifique todos os tópicos que serão cobrados em cada matéria, e compare com o que você já estudou, para definir os ajustes necessários.
2) Quantos dias até a prova?

Essa é uma informação importante: pegue um calendário e conte os dias de estudo, de acordo com a sua rotina de vida.
Verifique se há feriados, caso isso interfira no tempo disponível para estudar.
Lembre que véspera de prova não é dia de estudo.

3) Tempo extra
A gente sempre comenta que a rotina de estudo tem de ser equilibrada, porque pode ser preciso suportá-la por alguns anos. Mas, depois que a prova está marcada essa lógica precisa ser alterada. São poucos dias – em geral, em torno de 60 dias – e é a chance de ser aprovado. Assim, você não vai morrer por apertar o modo turbo por 2 meses. E todo tempo será precioso. Dito isso, é hora de rever a rotina de vida e adiar ou suspender tudo o que for possível. Se você está empregado e puder, tire férias no trabalho para intensificar o tempo de preparação.  Peça ajuda à família e aos amigos e delegue as tarefas que puderem ser transferidas. Ainda assim, cuide da sua saúde e mantenha a atividade física regular.
4) Ajuste o plano
Com base nas informações reais de tempo e conteúdo, defina o novo planejamento, já distribuindo as matérias pelos dias e horários.
Priorize os tópicos novos e o que valerá mais pontos na prova, mas não abandone o que já estudou anteriormente.
Reserve, se possível, as 2 últimas semanas para revisão geral.
5) Provas anteriores da banca
Faça todas as provas anteriores existentes da mesma banca examinadora responsável pela prova do seu concurso, de até 2 anos antes. Se não houver concurso anterior para o mesmo cargo, busque provas daquela banca, de mesmo nível de escolaridade, por matéria. Pesquise qual instituição já fez prova para o mesmo concurso e resolva as questões das matérias específicas.
Na página da banca você encontra as provas anteriores. Há também sites – gratuitos e pagos – que disponibilizam provas por banca, disciplina, assunto. Use sem moderação. Este é o recurso mais valioso para a sua aprovação

Nenhum comentário: