Cidade

Várzea do Poço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Centro da cidade
Centro da cidade


Fundação 1962
Gentílico varzeapocense (varzeano)




Localização
Localização de Várzea do Poço

Localização de Várzea do Poço na Bahia










Municípios limítrofes Serrolândia, Mairi, Piritiba, Miguel Calmon e Jacobina
Distância até a capital 331 km
Características geográficas
Área 220,414 km² [2]
População 8 664 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 39,31 hab./km²
Clima Semi-árido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,665
médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 28 763,846 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 3 228,99 IBGE/2008[5]
Várzea do Poço é um município brasileiro do estado da Bahia.

História

Anteriormente denomidado de Campo Alegre, foi formada distrito em 1953 e elevado à categoria de cidade em 1962, desmembrado do município de Miguel Calmon por Lei estadual de número 30.07.1952 com a denominação de Várzea do Poço. Sua área territorial atual é de 220,41 km², o município tem uma população atual estimada em 8.992 habitantes, sendo que desses 72% residem na zona urbana e 28% na zona rural, com densidade demográfica de aproximadamente 38 hab/km².

Economia

Na sede municipal existe uma agência bancária do SICOOB Compemar, e possui 1 agência de correio e telégrafo e um posto do Bradesco que atende as necessidades bancárias do município. Para o atendimento da população existe 1 hospital conveniado com o SUS dispondo de 40 leitos.
Na área da educação o município conta com 27 colégios de ensino fundamental, sendo 21 na zona rural, e 1 de ensino médio. O abastecimento de água é feito pela Embasa, sendo que 57,8% dos domicílios possuem acesso a água encanada.
A Coelba é a distribuidora de energia elétrica no município atendendo 75,8% dos domicílios.

A Agricultura

Na agricultura, o município destaca-se na produção de batata-doce, feijão e mandioca.

A Pecuária

Na pecuária, os maiores rebanhos são Bovinos, caprinos, equínos e Frangos.

Indústria e Comércio

Conforme registros na JUCEB, o município possui 12 indústrias e 124 estabelecimentos comerciais, em sua maioria bares e mercados. Seu parque hoteleiro registra 24 leitos.

Geografia

Localização

O município de Várzea do Poço está localizado na região do Piemonte da Diamantina do estado da Bahia, limitando-se a leste com o município de Serrolândia, a sul com Mairi e Piritiba, a oeste com Miguel Calmon e a norte com Jacobina.
A área municipal é de 248 km² e está inserida nas folhas cartográficas de Caldeirão Grande (SC.24-Y-D-I) e Mundo Novo (SC.24-Y-D-IV), editadas pelo MINTER/SUDENE, em 1977 na escala 1:100.000. Os limites do município podem ser observados no Mapa Sistema de Transportes do estado da Bahia na escala 1:1.500.000 (DERBA, julho/2000). A sede municipal tem altitude de 480 metros e coordenadas geográficas 11°32’00 de latitude sul e 40°19’00” de longitude oeste.
O acesso a partir de Salvador é efetuado pelas rodovias pavimentadas BR-324, BR-116, BA-423 e BA-417 num percurso total de 331 km.

Aspectos Fisiográficos

Com clima semi-árido e sujeito a passar por longos períodos de estiagem, o município está inserido na área do denominado "Polígono das Secas".
Seus solos são, tipicamente, latossolos álicos ou distróficos e argissolos eutróficos, que sustentam uma vegetação tipo contatos cerrado-caatinga e caatinga-floresta estacional. O relevo vai de tabuleiros interioranos até a patamares de vertente, cortado, no extremo-sul da área, pelo rio Jacuípe.

Geologia

A geologia do município de Várzea do Poço é constituída essencialmente por rochas cristalinas representantes do complexo Saúde, complexo Mairi, além de greenstone belt de Mundo Novo. Coberturas detrito-lateríticas ocorrem na porção nordeste, sendo constituídas por areias com níveis de argila e cascalho e crosta laterítica.
O complexo Saúde ocorre na maior parte do município e é caracterizado por paragnaisse e xisto aluminoso, em parte migmatíticos, quartzito, formação ferrífera, metamafito e metaultramafito, além de rocha calcissilicática e quartzito impuro.
O complexo Mairi é caracterizado por ortognaisse migmatítico, tonalítico-trondhjemíticogranodiorítico, com enclaves máfico e ultramáfico. O greenstone belt de Mundo Novo ocorre em uma pequena área na porção sudoeste do município, sendo caracterizado por metaultramafito, metabasalto, metadacito, metariodacito, metatufo, rocha calcissilicática, anfibolito, gnaisse aluminoso, metacherte, formação ferrífera, xisto e quartizito.
Granitóides constituídos por leucogranito, biotita-muscovita granito e biotita granito cortam as rochas do complexo Saúde e ocorrem na porção norte e central do município.

4 comentários:

Anônimo disse...

eu como aluno gostei muito, eu usei no trabalho sobre o meu municipio e ai enconteri tudo. muito obrigado por ta nos ajudando a aprender sobre nosso municipio, gostei muito e pretendo visitar seu blog muito mais vezes.

José Saturnino Feire disse...


BOA NOITE CAROS ELEITORES MAIS UMA O PORTAM DE SERROLANDIA É COVARDE SÓ SABE FALAR DA OPOSIÇÃO MAIS O Q REALMENTE DEVE SER FALADO NÃO FALA POREM O ATUAL PREFEITO GILDO MOTA NADA SE SABE NADA FALA SOBRE ELE MAIS OS ELEITORES QUEREM SABER E AQUI VOU DEIXAR O MEU DEPOIMENTO PORQUE FIQUEI MUITO TRISTE QUANDO NO HOSPITAL CHEGUEI COM MEU SUBRINHO DOENTE NEM ATENDIDO FOI SE QUÉ POREM NOS INFORMARAM QUE NÃO TINHA NADA A SE FAZER PQ NÃO TINHA NEM MESMO UMA SERINGA MUITO MENOS SORO OU QUALQUER MEDICAMENTO NAQUELE HOSPITAL VOLTEI COM MEU SUBRINHO SENTINDO MUITAS DORES MAIS ISSO O PORTAL OMITE DESSE JEITO QUE NOSSO PREFEITO É O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS NUNCA POVO SERROLANDENSE OLHE AO REDOR DE VCS ESSE PREFEITO NOS FAZ DE BOBOS CALÇANDO UMA RUA OU OUTRA ESSE DINHEIRO SAI DO BOLSO DE VCS O IPTU QUE PEGAMOS ACORDA SERROLANDIA OBRIGADO PELO DESABAFO

SEAN disse...

Gosto muito dessa cidade, mas é uma terra de trabalhador sofredor. Entra prefeito e sai prefeito e Várzea do Poço não cresce, por isso espero que entre um novo prefeito que pense grande pra mudar essa situação. Fora uma meia dúzia de puxa saco que fica mamando nas tetas da prefeitura gostaria de parabenizar os que vivem aí honestamente, parabéns vcs são guerreiros...

Anônimo disse...

Gostei muito destas informações sobre nosso municipio noa ajuda a saber mais sobre nos mesmo como foi funda Varzea do poço e muito mais é bom paraa nós alunos que temos geralmente trabalhos sobre o municio gostei muito a equipe ta de parabens