quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Saúde em Movimento-rastreamento do câncer de mama começa em Itaberaba

As mulheres entre 50 a 69 anos também participarão da estratégia Saúde em Movimento. A partir deste sábado (1º), às 12h, em Itaberaba, a Secretaria da Saúde do Estado promove uma ação para rastreamento de câncer de mama. A estratégia ‘Saúde em Movimento - Rastreamento do Câncer de Mama’ levará às 28 microrregiões do estado unidades móveis que realizarão mamografias para a detecção precoce da doença.
O governador Jaques Wagner, o vice, Otto Alencar, e a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, participam do lançamento do programa, que terá início no centro-leste da Bahia, região onde está o segundo maior numero de mulheres na faixa etária de maior risco para a doença.
A meta do programa é oferecer mamografia a todas as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, garantindo todos os exames diagnósticos para as pacientes que apresentarem suspeitas identificadas através da mamografia. A realização do tratamento também será garantida, através das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon, através de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia. A população alvo chega a quase um milhão de mulheres em todo o estado.
O atendimento será realizado com o deslocamento de equipamentos e profissionais, nas 28 microrregiões do estado, levando o mais próximo da população esse serviço. A estratégia irá disponibilizar procedimentos de diagnóstico não invasivo e invasivo, visando a detecção precoce do câncer de mama e encaminhamentos para os serviços de referência para tratamento. 
Na região de Itaberaba, 17,5 mil mulheres, de 14 municípios, terão acesso ao serviço. A ação na cidade terá início com uma Unidade Móvel, que deverá realizar 60 mamografias por dia. A previsão é que no prazo de dois anos sejam realizadas, em todo o estado, 994.671 mamografias, 149.185 ultassonografias de mama, 149.185 consultas com especialista, 19.891 punção/biópsias/diagnostica, 19.891 exames anatomopatológico e 6.962 biópsia cirúrgica de mama.

Nenhum comentário: