terça-feira, 27 de setembro de 2011

TRE cassa mandato do prefeito de Uauá e o segundo colocado assume o posto

Enlarge font
image Olímpio Filho assume: foi vítima do abuso de poder econômico
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) cassou o mandato do prefeito de Uauá, Jorge Luiz Lobo Rosa (PRTB) em sessão encerrada por volta das 21 horas desta segunda-feira (26).
A Procuradoria Regional Eleitoral já tinha se manifestado a favor da cassação do gestor por “abuso de poder político, fraude e compra de votos”.
Através de documentos e declarações de testemunhas, o procurador Sidney Madruga considerou procedentes denúncias de uso de ônibus escolares e trator do município em carreatas; atuação de servidores públicos da prefeitura, em horário de serviço e em atividades de campanha;
O procurador considerou abusivo também o atendimento de médicos através do serviço municipal ligado à solicitação de votos; a distribuição de combustível constatada pelo aumento excessivo do gasto da prefeitura com o item e o uso de títulos de eleitores por terceiros no dia da votação, entre outras práticas ilícitas atreladas à disputa eleitoral.
 Segundo colocado assume
Jorge Lobo venceu as eleições por apenas 3,71% de votos de diferença em relação ao segundo colocado, Olímpio Cardoso Filho.
O relator do processo, Salomão Viana, não só opinou pela perda do mandato como ainda cassou os direitos políticos do prefeito, no que foi seguido pelos cinco outros desembargadores.
O TRE ainda determinou a posse imediata do segundo colocado na eleição, o ex-prefeito Olímpio Cardoso Filho, que foi o responsável pela ação contra Jorge Lobo.
Olimpio Cardoso se filiou ao PDT recentemente e poderá disputar a eleição de 2012 no cargo.

Nenhum comentário: