terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Falta de chuvas faz o nível do Rio Jacuípe baixar.

Com a falta de chuvas na região o nível da barragem do Rio Jacuípe está muito abaixo e a cada dia vai agravando a situação. 

Segundo informações do Secretário de Agricultura do Município de Várzea da Roça, Sr Danilo Sales ao grupo Noticias no Facebook, "Estive a 40 dias na bomba da embasa que abastece o município de Várzea da Roça e retornei no mesmo local na semana passada, fiquei surpreso com o nível da água que a cada dia tem baixado muito. Logo em seguida estive com o colega Audemário Cintra, onde nos dirigimos até o povoado de Várzea da Praia, fique assustado com o que vi. Quem já veio no povoado e lembra-se do local onde os banhistas tomavam banho, tem uma ilha logo em frente, pois bem! Essa ilha esta hoje aproximadamente a 20m e qualquer pessoa pode passar até a mesma andando que a água não dar 1,20m.

O motivo é que estamos dormindo ainda em relação a essa questão, devemos claro estar pedindo a Deus que nos mande chuva, mas também mobilizando todos os municípios da Bacia do Jacuípe. Devamos está provocando uma audiência com os órgãos do Governo do Estado para saber que caminho devemos seguir. Sobre a água de Pedras Altas, qual a sua previsão? Com a chegada dessa água terá impacto positivo para que a diminuição da água no Rio Jacuípe, onde venha há sanar um pouco? A água de Pedras Altas irá abastecer quantos municípios? Precisamos que a população e os gestores nos ajudem quanto a questão do Rio Jacuípe, pois estou vendo a cada dia que o rio está secando e famílias do município já estão planejando um novo destino na vida. Teria possibilidade de puxar água de algum outro rio?" Disse o secretário.
 
Com o nível da água baixando, irá agravar ainda mais a falta de água nos municípios que são abastecidos pela barragem do Rio Jacuípe. Enquanto não vir uma chuva que venha sanar com as necessidades da população, muitos ainda irão migrar para outras regiões. Mas ficam perguntas, "de quem é a culpa, a falta de chuvas ou da devastação do lugar?"


Redação: Ramon Cedraz / Fotos: Danilo Sales

Fonte: Portal Várzea e Região

Nenhum comentário: