quinta-feira, 29 de março de 2012

Seca assola município de Gavião

Aguada da Fazenda Cipó de Leite - município de Gavião (BA)

Nas zonas rurais de Gavião, Capela do alto Alegre e São Domingos (a 230 km, da capital, respectivamente), a população passa sede, o gado morre pelos pastos e a agricultura familiar amarga perda de até 100%. A seca que castigou a Bahia ano passado, sobretudo na região do semiárido, entrou em 2012 assolando comunidades das regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste.
Até a última sexta-feira, 75 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida e decretada pela Defesa Civil estadual (Cordec). No final de 2011, esse número chegou a 123, o que não significa uma melhora do quadro, pois muitas destas cidades tiveram apenas expirado o prazo médio de 90 dias do decreto, e aguardam avaliação para a prorrogação.
Na região do semiárido, a mais atingida, o período seco tende a se estender até maio. “ É esperada para os próximos meses uma expressiva redução nos volumes das chuvas na região. Ainda assim, não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, nos meses de março e abril, o que não será suficiente para suprir o déficit registrado nos últimos anos”, avalia o coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio.
Evidência preocupante é a barragem de São Jose do Jacuipe, que atende a vinte euma cidades da microrregião. Segundo informações da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), o volume de água está abaixo de 14% da capacidade desde outubro passado, chegando a um nível de alerta.

CONFIRA AS CIDADES QUE ESTÃO EM ESTADO DE EMERGÊNCIA:
REGIÃO BACIA DO JACUÍPE (07) – CENTRO
GAVIÃO, BAIXA GRANDE, IPIRÁ, MAIRI, NOVA FÁTIMA, PINTADAS E QUIXABEIRA
Fonte: http://gaviaoemdestaque.blogspot.com.br

Nenhum comentário: