segunda-feira, 30 de junho de 2014

Catedral de Feira de Santana é arrombada e ladrões levam dinheiro.


A quantia levada cerca de R$ 2 mil seria usada na festa da padroeira daqui a trinta dias.

A Catedral de Santana, igreja matriz de Feira de Santana, foi arrombada na madrugada deste domingo (29). Os bandidos roubaram pouco mais de R$ 2 mil que estavam guardados em uma gaveta da sacristia. Nenhuma imagem foi roubada.
Segundo Raimundo Alves Carneiro, sacristão da igreja, os ladrões entraram por uma janela lateral da catedral. Ele acredita que os bandidos já conheciam bem a igreja. “Parece que ele (o ladrão) entrou e olhou antes, quando a igreja estava aberta, porque escolheram uma janela que estava mais frágil, meio quebrada”, explica. “Eu acho que ele já conhecia, porque a igreja é pública, todo mundo entra, olha, anda por aqui”, acrescenta. A janela foi arrombada com uma barra de ferro.
Raimundo foi a primeira pessoa a chegar à igreja pela manhã, por volta das 6h, para preparar a missa das 7h. Segundo ele, assim que olhou a sacristia notou que algo estava errado. “Estava tudo bagunçado, revirado, muita coisa jogada no chão”, diz. “Acho que estavam procurando mais dinheiro para levar. Mas graças a Deus não tocaram nas imagens, nem no sacrário”.
Caixa onde estava o dinheiro, onde se deposita as ofertas

Peritos da Polícia Civil já estiveram na igreja, segundo Raimundo. Uma câmera da prefeitura que fica atrás da igreja pode ajudar a investigação, mas ainda não se sabe se o aparelho está funcionando. “O perito mandou a gente procurar o secretário responsável para ver se as câmeras estão funcionando”, diz o sacristão.
A quantia levada seria usada para a festa de Nossa Senhora da Santana, padroeira da cidade, que acontece de 17 a 26 de julho. Agora, a igreja está buscando arrecadar o valor com fiéis. “Quem quiser ajudar, pode procurar a sacristia”, pede Raimundo. A igreja já foi arrombada antes, há mais de 15 anos – segundo Raimundo, o fato foi no começo de 1996.
O caso foi registrado na Delegacia de Repreensão de Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, salientando que a igreja já passou por perícia.
Todos dos dados foram confirmados na entrevista cedida ao repórter Denivaldo Costa, pelo ao Monsenhor José Nery de Almeida.
O Vigário Geral da Arquidiocese e padre da Catedral Metropolitana de Feira deixou o Complexo Policial Investigador Bandeira por volta das 10 h. Ele informou que templo está funcionando normalmente.
As informações são do Subaé Noticias (Denivaldo Costa) e do Correio, com imagens da TV Subaé e blog Central de Polícia.

Nenhum comentário: