quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Oncologista tira dúvidas sobre o câncer de intestino. Confira:

Dr. João Neiva, Oncologista
- A epidemiologia dessa doença é muito grande no país?
Dr. João Neiva – No mundo todo é enfocado um tipo de tumor e em Santo Antônio de Jesus, a Oncocenter começou a fazer isso esse ano, junto às Amigas do Peito para chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce em algumas patologias. Câncer de intestino é uma doença bastante incidente, pelos dados do Incra de 2012 temos 32.000 novos casos, com quase 30% de mortes nesse período. A doença pode ser silenciosa e se você fizer os exames corretos e racionamento correto dentro de um racional de prevenção, conseguimos diagnosticar a doença e consequentemente evitar um tratamento mais agressivo como quimioterapia.
- Quais são os sinais e sintomas do câncer de intestino?
Dr. João Neiva – Geralmente observamos uma alteração do ritmo intestinal, que pode ser aquela pessoa que tinha um ritmo intestinal normal e passa a ter diarreia, obstipação, dor abdominal e principalmente sangramento retal. Em pacientes idosos esperamos perda de peso, anemia sem uma causa aparente, sem uma fonte de sangramento aparente. Os sintomas podem ser percebidos facilmente ou não. Existem algumas regras para o acompanhamento dessa doença, por exemplo, a partir dos 50 anos é importante que todo mundo faça uma colonoscopia, caso não seja diagnosticado o exame pode ser feito em 5 anos, dependendo do histórico do paciente.
- Quando se deve procurar o médico para realização dos exames?
Dr. João Neiva – Dentro de uma rotina de investigação, após os 50 anos, mas em qualquer idade se for percebe alteração do seu ritmo intestinal. Cada vez mais temos observado pacientes mais jovens com 30 a 35 anos.
- Quais os fatores de risco?
Dr. João Neiva – Principalmente fatores alimentares como a alta ingestão de condimentos (enlatados, industrializados), gorduras, bebida alcoólica e cigarro. A obesidade é um fator de risco extremamente importante e frisamos isso pelo risco que ela traz para todas as doenças cardiovasculares e diabetes. Redação: Voz da Bahia. Leia mais em www.imdimed.com.br
Dr. João Neiva, Oncologista da clínica Oncocenter - Santo Antonio de Jesus

Nenhum comentário: