terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Compra e venda de carro requer atenção; Saiba o que verificar na hora de fechar negócio

Para fazer bom negócio no mercado de usados, é preciso fazer uma boa avaliação do carro. Como o mercado está aquecido, há até consultores especializados em avaliar automóveis (serviço pago). 
Dá para perceber que o carro está muito rodado? Sim. Nem sempre dá para confiar no hodômetro (instrumento que mede a distância percorrida pelo carro), pois ele pode ter sido adulterado. 
Alguns indícios de que o carro já rodou bastante: 
  1. Manopla de câmbio e volante lisos;
  2. Pedal do freio desgastado indica que ele passou dos 70.000 km;
  3. Marcas irregulares de desgaste nos pneus, que podem significar falta de alinhamento e problemas na suspensão;
  4. Balance o carro segurando o para-choque e depois solte. Se ele continuar se mexendo, é sinal de que os amortecedores estão gastos.
  5. Como saber se o motor está bom? Algumas dicas: 
  1. Procure vazamentos de óleo (motor muito limpo pode ter sido lavado);
  2. Verifique as juntas do cabeçote: elas não podem estar muito limpas (indica que foram lavadas para esconder vazamento) nem sujas de óleo (indício de vazamento). Marcas e manchas de óleo no contorno mostram que foram reapertadas e podem estar empenadas;
  3. Se o carro demorar a pegar, os bicos injetores estão sujos;
  4. Óleo muito escuro e abaixo do nível também são sinais de que o proprietário é desleixado;
  5. Fumaça branca ou azul saindo do escapamento indica que o veículo está queimando óleo.
Como avaliar o aspecto externo de um usado?
  1. Pintura recente e ondulações são sinais de que o carro foi batido;
  2. Verifique o vão entre partes (como capô, grade ou para-choque); se ele for grande, as peças foram trocadas;
  3. Repare se há ondulações nas paredes do cofre do motor; elas indicam que o carro pode ter sido batido (pintura nova nas áreas próximas é outro indício de batida);
  4. Parafusos de outra cor em chapas e peças da carroceria também indicam reparos;
  5. Cheque se as portas estão desalinhadas;
  6. Marcas de ferramenta e arranhões em peças como faróis e lanternas revelam se elas já foram trocadas;
  7. Procure pontos de solda além dos originais de fábrica.
Que reparos vale a pena fazer antes de vender?
  1. Carro com cara de bem tratado é mais bem avaliado. Riscos na lataria ou lanterna trincada, por exemplo, depreciam o valor do carro na revenda mais do que o custo do reparo. 
  2. É comum o comprador abater R$ 500 no valor do carro para refazer a pintura um defeito que pode ser eliminado com uma cristalização, que custa, em média, R$ 80. 
  3. Uma simples troca do reservatório de água, que geralmente suja, dá um aspecto de boa manutenção ao abrir o capô do carro. Vazamentos de óleo também causam má impressão e espantam compradores. 
Alguns reparos simples que valem a pena são: 
  1. Troque os vidros trincados;
  2. Substitua o insulfilm desbotado;
  3. Troque bancos rasgados;
  4. Encape o volante;
  5. Substitua a borracha dos pedais;
  6. Verifique o óleo;
  7. Faça uma higienização interna;
  8. Lave e encere antes de mostrar ao futuro comprador;
  9. O espelhamento da pintura rejuvenesce a cor e o brilho
Fontes: Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado de São Paulo), Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de São Paulo), Mecânica do Gato e Bosch. 
Financiamento: 
  1. As opções para financiar um carro novo são: crédito em banco, em banco da montadora, leasing e consórcio.  
  2. As taxas de juros variam de acordo com o banco e a modalidade de financiamento. O cliente pode negociar o dinheiro com o banco e comprar o veículo ou fechar um plano na loja, com financeiras ou bancos de montadoras.  
  3. Há muitas montadoras que abriram bancos e que operam em conjunto com as concessionárias. Verifique atentamente com a taxa mais vantajosa e as regras do contrato de financiamento. 
O que é CDC (Crédito Direto ao Consumidor)? 
Fazer empréstimo no banco para comprar o carro. O veículo fica registrado no nome do comprador, mas alienado ao banco, e não pode ser negociado até que sejam pagas todas as prestações.
 O que é leasing? 
Financiamento em que o veículo é registrado no nome do banco ou da empresa financeira e só pode ser transferido para o comprador depois que todas as prestações forem pagas.
 O que é consórcio?  
O comprador paga cotas mensais e recebe o carro quando é sorteado, se der lance ou no final do contrato, desde que esteja com as prestações em dia. 
O que acontece a quem para de pagar o financiamento? 
  1. O consumidor pode perder o carro. No CDC, o banco pode entrar com uma ação na Justiça para usar o carro que já está alienado em seu nome. Leiloa o veículo e usa o valor para pagar as parcelas restantes do financiamento (o dinheiro que sobrar é devolvido ao consumidor).  
  2. No leasing, como o carro está em nome do banco ou da empresa financiadora, ela tomará o carro do consumidor, que não recebe nada e perde o que já pagou.  
  3. No consórcio, o consumidor perde direito ao carro, mas pode ser ressarcido da parte que já pagou, mas apenas no final do contrato. 
Fontes: Banco Central do Brasil e Fundação Getulio Vargas

Nenhum comentário: