Para fazer bom negócio no mercado de usados, é preciso fazer uma boa avaliação do carro. Como o mercado está aquecido, há até consultores especializados em avaliar automóveis (serviço pago).
Dá para perceber que o carro está muito rodado? Sim. Nem sempre dá para confiar no hodômetro (instrumento que mede a distância percorrida pelo carro), pois ele pode ter sido adulterado.
Alguns indícios de que o carro já rodou bastante:
- Manopla de câmbio e volante lisos;
- Pedal do freio desgastado indica que ele passou dos 70.000 km;
- Marcas irregulares de desgaste nos pneus, que podem significar falta de alinhamento e problemas na suspensão;
- Balance o carro segurando o para-choque e depois solte. Se ele continuar se mexendo, é sinal de que os amortecedores estão gastos.
- Como saber se o motor está bom? Algumas dicas:
- Procure vazamentos de óleo (motor muito limpo pode ter sido lavado);
- Verifique as juntas do cabeçote: elas não podem estar muito limpas (indica que foram lavadas para esconder vazamento) nem sujas de óleo (indício de vazamento). Marcas e manchas de óleo no contorno mostram que foram reapertadas e podem estar empenadas;
- Se o carro demorar a pegar, os bicos injetores estão sujos;
- Óleo muito escuro e abaixo do nível também são sinais de que o proprietário é desleixado;
- Fumaça branca ou azul saindo do escapamento indica que o veículo está queimando óleo.
- Pintura recente e ondulações são sinais de que o carro foi batido;
- Verifique o vão entre partes (como capô, grade ou para-choque); se ele for grande, as peças foram trocadas;
- Repare se há ondulações nas paredes do cofre do motor; elas indicam que o carro pode ter sido batido (pintura nova nas áreas próximas é outro indício de batida);
- Parafusos de outra cor em chapas e peças da carroceria também indicam reparos;
- Cheque se as portas estão desalinhadas;
- Marcas de ferramenta e arranhões em peças como faróis e lanternas revelam se elas já foram trocadas;
- Procure pontos de solda além dos originais de fábrica.
Que reparos vale a pena fazer antes de vender?
- Carro com cara de bem tratado é mais bem avaliado. Riscos na lataria ou lanterna trincada, por exemplo, depreciam o valor do carro na revenda mais do que o custo do reparo.
- É comum o comprador abater R$ 500 no valor do carro para refazer a pintura um defeito que pode ser eliminado com uma cristalização, que custa, em média, R$ 80.
- Uma simples troca do reservatório de água, que geralmente suja, dá um aspecto de boa manutenção ao abrir o capô do carro. Vazamentos de óleo também causam má impressão e espantam compradores.
Alguns reparos simples que valem a pena são:
- Troque os vidros trincados;
- Substitua o insulfilm desbotado;
- Troque bancos rasgados;
- Encape o volante;
- Substitua a borracha dos pedais;
- Verifique o óleo;
- Faça uma higienização interna;
- Lave e encere antes de mostrar ao futuro comprador;
- O espelhamento da pintura rejuvenesce a cor e o brilho
Fontes: Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado de São Paulo), Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de São Paulo), Mecânica do Gato e Bosch.
Financiamento:
- As opções para financiar um carro novo são: crédito em banco, em banco da montadora, leasing e consórcio.
- As taxas de juros variam de acordo com o banco e a modalidade de financiamento. O cliente pode negociar o dinheiro com o banco e comprar o veículo ou fechar um plano na loja, com financeiras ou bancos de montadoras.
- Há muitas montadoras que abriram bancos e que operam em conjunto com as concessionárias. Verifique atentamente com a taxa mais vantajosa e as regras do contrato de financiamento.
O que é CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?
Fazer empréstimo no banco para comprar o carro. O veículo fica registrado no nome do comprador, mas alienado ao banco, e não pode ser negociado até que sejam pagas todas as prestações.
O que é leasing?
Financiamento em que o veículo é registrado no nome do banco ou da empresa financeira e só pode ser transferido para o comprador depois que todas as prestações forem pagas.
O que é consórcio?
O comprador paga cotas mensais e recebe o carro quando é sorteado, se der lance ou no final do contrato, desde que esteja com as prestações em dia.
O que acontece a quem para de pagar o financiamento?
- O consumidor pode perder o carro. No CDC, o banco pode entrar com uma ação na Justiça para usar o carro que já está alienado em seu nome. Leiloa o veículo e usa o valor para pagar as parcelas restantes do financiamento (o dinheiro que sobrar é devolvido ao consumidor).
- No leasing, como o carro está em nome do banco ou da empresa financiadora, ela tomará o carro do consumidor, que não recebe nada e perde o que já pagou.
- No consórcio, o consumidor perde direito ao carro, mas pode ser ressarcido da parte que já pagou, mas apenas no final do contrato.
Fontes: Banco Central do Brasil e Fundação Getulio Vargas
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