terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cantor e compositor Jacobina uma lenda viva



Valdemar Ramos de Oliveira – Jacobina - Nascido em 08 de julho de 1931, na Fazenda Xique-Xique, município de Jacobina-Ba. Aos 17 anos, muda-se para o Rio de Janeiro onde permaneceu por longos 40 anos. Nesse período, exerceu várias profissões, sem nunca deixar o hábito de compor inclusive, participou de vários festivais que a TV Globo transmitiu “10 milhões por uma canção e um cantor por 10 milhões” com a música “A lei do mais forte” que foi defendida por Ellen de Lima. Vários artistas gravaram musicas de Jacobina entre eles Miltinho, Ângela Maria, Sérgio Reis, Pena Branca e Xavantinho, Agnaldo Timóteo, Anísio Silva, Jair Rodrigues, Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano, Caetano Veloso, dentre outros.
Faz parte do grupo vocal Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano, sendo vocalista e violonista; fundados do grupo “Os Uirapurus”; cantor das noites paulistanas e cariocas e músico acompanhante de grandes nomes da MPB e internacional. Vale lembrar que a música UIRAPURÚ, com mais de trinta gravações é bastante executada, também, fora do Brasil. Faz parte do livro didático Alegria de saber, 4ª Série do Ensino Fundamental.

Quando retornou do Rio de janeiro veio morar em Várzea do Poço, cidade que viveu boa parte de sua infância e vive até hoje.
Confira música Primeiro Degrau com Agnaldo Timóteo – Composição Jacobina  


Várzeacidade.blogspot.com 

3 comentários:

Jackson Cunha disse...

Esse merce o titulo de cidadão varzeano. Ta na hora vereadores>

Unknown disse...

Eu sou suspeita de falar, mas eu também acho, independente do que eu sou dele

oamado97@hotmail.com disse...

Orlando Amado
Rio de Janeiro.
O "Dinho": Um grande músico... um grande amigo. O conheci no inicio da decada de 50, quando morávamos na Rua Tavares Bastos,no Catete. Rio de Janeiro. Com ele, lembro-me, moravam um irmão e mais dois primos. Tínhamos um conjunto regional, Eu tocava cavaquinho. Tocávamos em festas e reuniões de amigos. Além de musico, o "dinho" era um excelente artesão: fabricava sapatos femininos. Frequentamos muito,a praia do Flamengo. Gostaria muito de rever o velho amigo, após mais de 60 anos. Quem souber do endereço dele ou e-mail, por favor peço repassar para mim. Meu e-mail: oamado97@hotmail.com. Grato. Orlando