quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Professoras da Uneb lançam livros em Jacobina e Serrolândia


Ser-Tão Baiano: 
O Lugar da Sertanidade na Configuração
da Identidade Baiana
 Cláudia Pereira Vasconcelos
Claudia Pereira Vasconcelos autora do livro Ser-Tão Baiano e a professora Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios autora do livro; Ser ou Não Ser da Roça, Eis a Questão! Lançaram seus livros nesta sexta, 16/09 as 20h30, na UNEB em Jacobina e sábado, 17/09, as 20h00min na Câmera Municipal de Vereadores de Serrolândia.
A partir de um dilema inspirado por Shakespeare, a autora investiga, nesta publicação, a complexidade das identidades, aqui concebidas como fragmentadas, contraditórias e em constante fluxo, na escola, através da analise do discurso dos alunos que são da roça e estudam na cidade. Esta publicação contribui diretamente para a área da educação, ao rever conceitos e teorias sobre conhecimentos e aprendizagem.
Ser e não ser da roça, eis a questão!
 Identidades e discursos na escola
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Nesta obra, a autora investiga o conceito de baianidade, centrado na cidade de Salvador e em seu Recôncavo. Problematiza a visão da “cultura baiana” amplamente divulgada, inclusive pelas agências de políticas culturais do estado. Compreende a idéia de sertão e os possíveis motivos para a negação de uma tradição sertaneja na Bahia. Tem a obra de Jorge Amado como referência para a construção da idéia de baianidade, o autor Gilberto Freyre como referência da nordestinidade e, por fim, o trabalho de Eurico Alves como principal discurso de afirmação da sertanidade.

Sobre as autoras:
Cláudia Pereira Vasconcelos é Mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA, especialista em Arte-Educação pela PUC de Minas Gerais e licenciada em História pela UNEB. Coordenou projetos de Arte-Educação e Educomunicação em ONGs de Salvador como o CRIA, o Liceu de Artes e Ofícios e a CIPÓ. Atualmente é Professora da UNEB - Campus IV e presta consultoria para instituições públicas, privadas e do terceiro setor nas áreas de arte, educação, cultura e mobilização social. Além de ser atriz e cantora.
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios é Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação - Universidade do Quebec, Especialista em Lingüística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela UEFS e Licenciada em Letras Vernáculas pela UNEB. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - Campus IV e professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Atuando principalmente nos temas: linguagem, identidade, discurso, oralidade, leitura e produção textual, formação de professores, histórias de vida, educação do campo, pesquisa em educação, entre outros.
 Várzea Cidade
Informações: Edufba e Blitz Total

Nenhum comentário: