quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Território – Representante de diversas cooperativas estão reunido em Baixa Grande para decidir o destino das entidades em 2012


Representantes de diversas Cooperativas do território Bacia do Jacuípe e Piemonte do Parauaçu estão reunidos no Centro de Treinamento de Lideres (CTL) em Baixa Grande. Com o objetivo de discutir e planejar as ações e rumos a serem tomadas pelas entidades representadas em 2012, teve inicio na manhã desta terça-feira, 20 de dezembro o I Encontro das Cooperativas do território Bacia do Jacuípe, o evento é uma iniciativa de SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).
Nereide, representando a Cooperativa do leite em Pintadas, comenta que o objetivo do encontro é criar um espírito de cooperação para o desenvolvimento a partir das cooperativas. Que através de parceria uma pode ajudar no desenvolvimento das outras, destacou o exemplo da parceria em Pintadas onde a Cooperativa de Crédito e a Cooperativa de produção.
Comentando sobre os pontos fraco e forte, ela classifica como o principal ponto fraco é o trabalhar pelo idealismo onde poderia trabalhar pelo profissionalismo. Sobre o ponto forte ela comenta que é o idealismo colocado em prática, onde faz com que o produto perdido chega até quem necessita, a exemplo da acerola que muitas vezes estão sobrando debaixo dos pés e estão faltando na mesa das pessoas.
O Senhor, Gileno Presidente da Cooperativa da Agricultura em Mairi, fala de sua participação onde está representando uma cooperativa que com apenas quatros meses já pode incentiva na produção de produtos que antes movimentava no desenvolvimento hoje vem se acabando exemplo da mandioca.
Everaldo Oliveira, Diretor Operacional do SICOOB, (Cooperativa de Crédito de Baixa Grande) falou do momento de formação e organização das cooperativas da Bacia do Jacuípe, que além de ajudar as Cooperativas do território conta coma participação de Cooperatovas de Território vizinho como a COOPAITA (Cooperativa dos produtores de Abacaxi de Itaberaba). Falou das expectativas para 2012, uma vez que já foi mencionado pelos especialistas que o ano será O ANO DO COOPERATIVISMO.

A mobilização no território através das Cooperativas tem crescido e tornado exemplo em diversas cidades e estados Brasileiro, a exemplo do SICOOB Sertão em Pintadas, uma Organização criado através da necessidade, que apenas R$ 3.000,00, ousaram e desenvolveram um município do e hoje é exemplo nacional de organização.
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba


Nenhum comentário: