terça-feira, 26 de junho de 2012

Várzea do Poço é produtora de romã na Bahia


 
Várzea do Poço, 322 km de Salvador, pela BR – 324 localizada na Bacia do Jacuípe integra o Projeto de Irrigação do Jacuípe. O projeto é estabelecido para desenvolver a agrícola da região através da irrigação. O município terá sua primeira safra de romã colhida no segundo semestre. Com uma plantação de 3,5 mil árvores plantadas irrigadas à base de gotejamento, a colheita deve chegar a 20 toneladas de fruto.
Os fatores que beneficiam a produção de romã em Várzea do Poço vêm de uma combinação de fatores: a irrigação, o clima que durante o dia é quente e a noite esfria, este fator climático conhecido como amplitude térmica, favorece na composição do fruto, dando-lhe a cor avermelhada.
A safra da romã dura seis meses e acontece sempre a partir do mês de julho a dezembro. A expectativa é que a produção baiana ganhe o mercado internacional nos próximos anos. De início o produto irá abastecer o mercado interno dos estados da Bahia e São Paulo.
Algumas dicas terapêuticas da romã:

Antioxidante
: previne doenças cardíacas, tem ação semelhante ao do chá verde, sendo superior ao vinho tinto. Diminui o mau colesterol.
Anti-inflamatória: é indicada para artrite reumatoide, doenças inflamatórias intestinais, e da mucosa oral. Não afeta a função cardiovascular como acontece com alguns medicamentos anti-inflamatórios. Também tem ação antibacteriana.
Anticancerígena: diminui a proliferação e crescimento celulares, previne câncer de próstata, oral, cutâneo, mamário, pulmonar, cólon e leucemia.
Hipertensão e Aterosclerose: O consumo diário de 50 ml de suco de romã diminui a espessura da íntima média, além da redução da pressão arterial e da peroxidação lipídica, ou seja, a oxidação da gordura, gordura oxidada (é este tipo de gordura que entope os vasos).
O fruto pode ser consumido da seguinte forma: em saladas de frutas ou como condimento de preparações salgadas, ou usando para fazer chás.
O chá feito com as folhas de romã é usado na medicina contra irritação nos olhos, e o produzido com as cascas da fruta, para tratamento, na forma de gargarejo, de infecções de garganta. 

Fonte: UPB

Um comentário:

Unknown disse...

Como faço para comprar romã preciso muito caso de doença moro em Salvador.