quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Serra Preta - Sem sucesso, prefeito Adeil Figueredo (PMDB) tenta fechar blog


Esta semana o nosso blog foi surpreendido com 04 Representações Judiciais impetradas pelo prefeito de Serra Preta e candidato a reeleição (PMDB) Adeil Figueredo. Duas Representações o prefeito solicita direito de resposta sobre matéria do blog que expõe a retirada da fachada de seu comitê político e outro direito de resposta sobre a matéria que relata a inauguração do comitê de Angélica (PCdoB) onde uma transeunte diz que o prefeito “só coloca pessoas na praça se pagar”. A frase foi um desabafo, certamente de eleitora contrária ao prefeito, no momento que Adeil e correligionários tentavam frustrar o ato político de sua adversária Angélica com som alto e provocações.
As outras duas Representações são mais agressivas. O prefeito Adeil Figueredo exige a retirada do blog do ar; cobrança de multas e que proíba novas matérias sobre temáticas que falem do candidato Adeil Figueredo. Além da tentativa autoritária de censurar o blog, o prefeito se apropriou da matéria que o blog intitulou como “crime eleitoral” o fato da coligação de Adeil utilizar fachada em seu comitê maior do que o permitido pela regra de propaganda eleitoral, para exigir que a Justiça entre em contato com o Google Brasil LTDA (provedor do blog) para que suprima imediatamente o blog do ar.

De fato, o blog se equivocou ao utilizar a palavra “crime”, o que seria correto, segundo a luz do Direito, “infração”, já corregido antes mesmo do resultado do recurso. Por outro lado, o blog saiu fortalecido quando a Justiça não concordou com a Representação do prefeito Adeil Figueredo em tirar a página do ar. A justiça reconheceu a Internet como “importante ferramenta de comunicação social” e qualificou o interesse do prefeito como “perigoso exercício de censura”. O parecer jurídico é preciso e indefere (não aceita) o pedido de Adeil ao afirmar, que “a proibição e suspensão de mensagens e manifestações” podem desembocar no “campo da censura arbitrária, o que é inconcebível”, conclui.

Períodos de Terror

Adeil tenta copiar o período da Ditadura

Pela via judicial, Adeil tenta fechar blog independente
A Representação judicial do prefeito de Serra Preta e candidato a reeleição (PMDB), Adeil Figueredo, com o objetivo de censurar o blog www.marioangelobarreto.blogspot.com  é típico de ações do período da Ditadura Militar (1964 a 1985), quando os generais proibiam qualquer tipo de mensagens ou manifestações contrárias ao agrado dos ditadores.

Adeil Figueredo (PMDB) não está acostumado com a diferença democrática. Assim que ganhou a eleição para prefeito, ‘conquistou’ todos os vereadores da Câmara Municipal, nomeou parentes e fantasma na prefeitura para se tornar soberano. Antes do registro de candidaturas este ano, tentou controlar todos os partidos, até mesmo o PT local não suportou a força autoritária de Adeil e se rendeu. O prefeito acumulou tanta força política que assumiu o controle do grupo de Moacyr e colocou Antônio Carneiro no bolso.
Com fome de poder, Adeil superou até mesmo Antonio Carneiro
Não contente, Adeil tentou enfraquecer o grupo de Zelito oferecendo cargos a sua base. O ex-prefeito Benedito, que o ajudou a eleger, demonstrou independência política e foi logo exonerado. Até mesmo o atual vice-prefeito Dozinho teve que abandonar o barco do prefeito e apoiar a oposição porque não suportava mais os caprichos de Adeil Figueredo. “Quando apoiei, eu pensei que ele ia cuidar da nossa terra, mas ele cuidou da terra (fazenda) dele”, discurso Dozinho na inauguração do comitê em Bravo.



O radialista Valter Vieira foi ameaçado de morte ao fazer críticas ao prefeito
Achando pouco, Adeil partiu para cima da imprensa livre. Anos anteriores, o radialista Valter Vieira sofreu ameaça de morte, onde ex-aliado do prefeito informou ao radialista ser Adeil o autor das ameaças. Adeil não desmentiu em público. Segundo Valter, as medidas legais foram tomadas. Agora, tenta sem sucesso censurar blog independente com mais de 100 mil cliques, um verdadeiro patrimônio midiático de quem procura o bom debate independente e com credibilidade. O blog de Mário Ângelo não recebe propaganda de nenhum político ou órgão pública, livre para abordar, de forma responsável e baseado nos fatos, qualquer temática.

Sendo assim, o blog afirma o compromisso com a população e com nossos leitores, principalmente do semiárido, aonde a grande imprensa dificilmente chega.

Nenhum comentário: