quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Baixa Grande – Juá-de-Boi anuncia chegada das chuvas.

O aumento do calor nos últimos dias na cidade é assunto em rodas de amigos e até mesmo nas redes sociais. Mas este aumento do calor pode contribuir para as trovoadas do mês de novembro que é a mais esperada pelos agricultores, normalmente são chuvas forte com trovões e relâmpagos, “uma festa dos céus” destas chuvas de trovoadas é que encher os tanques, reservatórios de água que duram anos para saciar a sede tantos dos animais como das pessoas.
Os mais velhos observava diversos sinais para chegada destas trovoas que varia entre setembro a novembro, a exemplo do aumento do calor, aumento de propagação de sons pela natureza a exemplo de barulho de motores de carro são ouvidos com distância de até 20km. Outro sinal é o tradicional Juá-de-Boi, ele em tempo de verão cai todas as folhas e quando esta próxima às trovoadas ele brotas novas folhas bem verde dando um contrates coma natureza ao seu redor.
Observar os tempos é uma tradição milenar foi mencionada até nos evangelhos como citações de Jesus cristo que diz “Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão”. Mateus 24:32.
Visitando as comunidades de Pagão, Boa Horas, Tanque Novo, Pilão e Vista Alegre neta sexta, 31, observamos que esta observância tem feito com os proprietários de aguadas estão procurando agilizar logo a limpezas das mesmas para esperar as chuvas que segundo eles estão próxima a chegar.
O site Tempo Agora informa que tem previsão de 124mm de chuvas entre os dias 1º a 9 de novembro, e o site Clima Tempo informa que tem previsão do 111mm mesma mesma data.
www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba



Nenhum comentário: