quarta-feira, 22 de maio de 2013

Amélia Rodrigues: TRE cassa diploma e prefeito deve sair nesta quarta-feira, 22


image Toinho do PT pode recorrer, mas terá que deixar o cargo
Por decisão unânime na tarde desta terça-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) cassou a diplomação do prefeito de Amélia Rodrigues, Toinho do PT.
Com cinco votos, o petista deve deixar a prefeitura já nesta quarta-feira (22), quando assume o presidente da Câmara de Vereadores, Geo Galego (PSB). Por decisão, o vice-prefeito, Doutor Marcus (PSB), também não pode assumir o cargo. Toinho do PT pode recorrer, mas é obrigado a deixar a Prefeitura.
Manifestações marcaram a gestão do petista. Apesar de exercer o cargo sob liminar, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) na Bahia foi favorável ao recurso contra a expedição do diploma do prefeito. Um parecer do Tribunal de Contas dos Municípios apontou improbidade administrativa e irregularidades insanáveis nas contas da prefeitura durante a gestão anterior do petista. As contas foram rejeitadas pelo TCM e pela Câmara de Vereadores local, o que tornou o prefeito inelegível. E ainda sim, o petista continuava no cargo.
Cerca de 200 manifestantes estiveram em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, no inicio do mês de abril, para repudiar a situação política do município e cobrar celeridade no processo que julgava a saída do atual prefeito.
“Não podemos ter um prefeito ficha suja no poder. Queremos rapidez no processo, já que as contas foram rejeitadas por duas vezes. Precisamos de eleições suplementares já!”, reforçou Roqueline Teixeira, uma das organizadoras do ato, na época.
A tentativa de manter o prefeito chegou à Câmara Municipal, quando o vereador Daniel Motorista (PRB) apresentou um projeto de lei anulando o decreto legislativo que rejeitou as contas do prefeito, em 2009. Porém não adiantou.
 (Com informações do Bocão News). 

Nenhum comentário: