quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ginecologista de Plantão: Christian Ferraz tira dúvidas de internautas do Várzea Cidade

O Médico Ginecologista Christian Ferraz, concedeu entrevista em uma rádio de Santo Antonio de Jesus - Bahia, esclarece muitas questões sobre a saúde genital feminina.
Ney Bacceli – Uma ouvinte do programa Acorda Cidade, informa que foi submetida a uma Miomectomia (cirurgia para retirada de Miomas) e agora está novamente com miomas. O que ela deve fazer?
Christian Ferraz – Quando uma mulher é submetida a uma cirurgia de miomas é importante que o médico antes de realizar o procedimento possa conversar e mostrar as expectativas do que se espera com o ato cirúrgico. Importante salientar também, que nem todo caso de miomas é cirúrgico, pode-se fazer o tratamento e a mulher convive com o mioma tranquilamente. Quando o caso requer a submissão da cirurgia, não existem garantias de que o problema não ira reincidir. O mesmo mioma não nasce novamente, aparecem outros nódulos.
Ney Bacceli – Para fazer a Miomectomia, depende do tamanho do mioma ou pode ser feita para qualquer proporção?
Christian Ferraz – Na prática depende muito do desejo de concepção, ou seja, se a mulher já tem filhos, e já passou pelo processo de laqueadura e está na menopausa é preferível que essa paciente faça a Miomectomia.
Marcus Augusto – Se a mulher estiver grávida e descobrir que possui miomas, o que ela deve fazer?


Christian Ferraz – Cada vez é mais comum à mulher engravidar e descobrir que tem miomas. De um modo geral, tem-se elevado a idade de gestação, A mulher tem engravidado cada vez mais tarde, por uma série de fatores, e engravida a partir dos 30 anos quando a incidências de miomas é mais comum. Na maioria das vezes, a gravidez ocorre normalmente, as chances de aborto ou parto prematuro aumentam um pouco, mas a medicina consegue conduzir essa gravidez de maneira tranquila. Existe, um mito de que o mioma atrapalha o desenvolvimento do feto, “o mioma comeu o dedo da criança”, isso é mito, não existe! O mioma não tem boca, é um nódulo sólido e arredondado.
Ney Bacceli – Fora da gravidez, o mioma pode regredir naturalmente?
Christian Ferraz – Quando o mioma regride naturalmente, temos que pensar em duas situações: falência hormonal (mulher que está na fase da menopausa) ou necrose dos vasos sanguíneos que nutrem o mioma. Existem alguns tratamentos que podem conseguir artificialmente a necrose dos vasos sanguíneos do mioma fazendo com que ele desapareça.
Marcus Augusto – Um internauta pergunta quais os sintomas da candidíase vaginal e como tratar?
Christian Ferraz – Das queixas que chegam até o consultório, à maioria é de reclamações sobre os corrimentos vaginais. A infecção na mulher é mais comum. Das infecções genitais, a candidíase é a 2ª mais importante, ficando atrás da vaginose que é uma infecção que pode causar sintomas ou não. Mas, quando tem o principal sintoma é a secreção vaginal seguida de odor desagradável. O causador é uma bactéria, que já existe na flora intestinal da mulher e ela é a chamada oportunista, pois, em um momento de baixa imunidade elas colonizam a vagina.
Marcus Augusto – O uso de alguns sabonetes podem ser favoráveis ao aparecimento dessas bactérias?
Christian Ferraz – O sabonete pode contribuir em muitos casos. No momento da higiene intima da mulher ele deve fazer uso de um sabonete neutro. O próprio organismo produz o chamado “azedo vaginal” que é a proteção da vagina, se a mulher fizer uma higiene muito excessiva usando muitos sabonetes e shampoos íntimos pode em algumas situações favorecer ao aparecimento de algumas bactérias e infecções.
Ney Bacceli – No caso do sexo oral, isso pode prejudicar o homem de alguma forma?
Christian Ferraz – A cândida, que é o fungo pode estar em qualquer parte do corpo humano, mas não existe trabalho científico que prove o aumento de candidíase nas genitálias ou boca. A cândida é um germe oportunista e se aproveita de baixa imunidade.

Reportagem e Foto: Voz da Bahia

Nenhum comentário: