domingo, 1 de setembro de 2013

Ponto de Cultura Pensar Filmes realiza abertura da 3ª turma do curso de Cinema e Vídeo

No sábado, 31 de agosto, o Ponto de Cultura Pensar Filmes realizou o evento de abertura da 3ª turma do Curso de Cinema e Vídeo, na cidade de Pintadas, localizada no Território da Bacia do Jacuípe a aproximadamente 259 Km de Salvador.
 A atividade contou com a participação de Elias Rios, presidente da Rede Pintadas, entidade gestora do Ponto de Cultura, de alunos da primeira e da segunda turma do Curso de Cinema e da cineasta Ceci Alves, que apresentou o seu curta-metragem “Doido Lelé”, em seguida dialogou com os novos e ex-alunos sobre os motivos de levaram eles e elas a estudar audiovisual e como essa linguagem pode ser utilizada para expressar e apresentar as riquezas, diversidades e realidades do sertão baiano.
 Durante o evento foram exibidos produções realizadas pela segunda turma do Pensar Filmes, desenvolvidas como trabalho de conclusão do curso e entregue os certificados de conclusão. Foi exibido também pela primeira vez, o videoclipe “Labuta Nordestina”, produzido pelos alunos da primeira turma, Jorge Henrique e Leandro Mendes.
 O Ponto de Cultura Pensar Filmes é dirigido pela Rede Pintadas, em parceria com a Companhia de Artes Cênicas Rheluz, o Pensar Filmes foi um dos Pontos de Cultura contemplados em um dos editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia em 2008. Inicialmente, a proposta era para envolver apenas 40 participantes, jovens e adultos dos 14 municípios da Bacia do Jacuípe, numa formação de três anos.
Mas o êxito do projeto aumentou a demanda por vagas e fez com que ele fosse ampliado.
Foram disponibilizadas para a 3ª turma 50 vagas distribuídas para todo o estado da Bahia. A formação terá 600 horas de atividades teóricas e práticas, será desenvolvida em seis meses de aulas intensivas de segunda a sexta, das 18h às 22h, no município de Pintadas.
O Curso terá aulas de Roteiro, Direção, Captação de Som, Cenografia, Edição, Produção Executiva, Fotografia, Produção, Direção de Arte, História do Cinema, Direção de Documentário e Direção de Elenco.

Nenhum comentário: