domingo, 15 de setembro de 2013

Ruy Barbosa é o maior baiano de todos os tempos

Justiça, poesia e imaginação têm um sentido valoroso para os baianos.
 É o que se constata pela opinião de um júri convocado pelo A TARDE para escolher "O Maior Baiano de Todos os Tempos".
 No total, 214 pessoas de diversas áreas indicaram como potenciais concorrentes ao título 122 personalidades.
 Agora, a votação vai para a internet e o leitor poderá fazer a sua escolha entre os 10 primeiros colocados. Para um Estado que produziu e produz tantas figuras ilustres, cabe sempre a pergunta: qual o maior baiano de todos os tempos? A TARDE fez esse questionamento a um seleto grupo de notáveis dos meios intelectual, político, empresarial e cultural e o escolhido foi o jurista e político Ruy Barbosa (1849-1923). 

Para a feitura do ranking, foi atribuído peso aos votos. Citados em primeiro lugar ganharam três pontos. Em segundo, dois. Em terceiro, um.
 Na soma, houve empate entre Ruy Barbosa e Castro Alves: 166 pontos para cada um. Barbosa ficou na frente por ter sido mencionado mais vezes em primeiro lugar: 41 contra 28 do poeta. Em terceiro, aparece Jorge Amado (153 pontos). "Duelistas" na enquete, em vida Ruy Barbosa e Castro Alves foram muito amigos.
 No dia 6 de julho de 1881, por ocasião dos 10 anos da morte do poeta, o jurista proferiu no Teatro São João, em Salvador, o Elogio a Castro Alves, em que diz: "A alma da sua poesia é a aspiração culminante do País".
 FONE: Marcos Dias
 DIAGRAMAÇÃO: CHINHA DA ROCHA 
 www.radiobeijaflor.com

Nenhum comentário: