sábado, 25 de janeiro de 2014

Crônicas do Cotidiano - Romantismos e Serenata



Foto: Ilustrativa
Por: Ivanei

Na época dos anos 60 e 70, os jovens de Várzea do Poço, tinham um sentimento amoroso e romântico muito maior. Pois traduziam a ambos as atitudes das brincadeiras, dos esportes daquela época que eram praticados por todos como: Paqueras em festas escolar, datas comemorativas como sete de setembro, desfile, quermesse, festa dançante, encontro religioso, embaixada, circo, cinema, corrida de cavalo, jogo de futebol, peça de drama na escola, tourada, boleado, pula corda, programa de calouro, soltar pipa, peão e a famosa cadeira na porta da namorada. Todas essas atividades geravam emoções para aquelas pessoas que se admiravam e posteriormente se namoravam com sentimentos de amor e carinho.
Nessa época já existia o rádio de pilha e a famosa radiola, que juntos com o violão eram instrumentos fundamentais para fazer uma boa serenata, sempre após as 23:00 horas com a presença do namorado colocando a radiola em baixo da janela na frente da casa dos pais da namorada ou cantando com o violão as músicas românticas da época.
E para apimentar a emoção a homenageada acendia a luz ou às vezes abria a gretinha da janela para olhar o seu seresteiro.
Relembrando: Bons tempos aqueles.
 

Nilton Ivanei Gomes dos Santos, nascido em 1952 em Salvador, mas criado em Várzea do Poço – Bahia. 
Historiador que vivencia os movimentos culturais, esportivos e políticos dessa cidade.

Nenhum comentário: