segunda-feira, 23 de abril de 2018

Jacobina: Vigilância notifica 4 casos de H1N1, dois já foram confirmados

Quatro casos de gripe H1N1 já foram notificados em Jacobina, de acordo com informações levantadas por nossa redação junto a Vigilância Epidemiológica do município. Ainda de acordo com o órgão, dois casos já foram confirmados por exames laboratoriais, nos outros dois, o material já foi encaminhado para exames, e aguarda-se o resultado em breve. Os dois pacientes que tiveram a gripe H1N1 confirmadas já fizeram o tratamento e foram curados e receberam alta. Eles são moradores dos bairros Índios e Matriz. Os outros dois pacientes que aguardam o resultado dos exames são dos bairros da Serrinha e centro do município. 
Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, doze mortes já foram registradas em decorrência da gripe H1N1 em cinco cidades da Bahia. Salvador registrou oito mortes. Os outros municípios foram Camaçari (1); Lauro de Freitas (1); Saúde (1) e Serrinha (1).

PREVENÇÃO
A vacinação é a forma mais eficiente de proteção contra a gripe. Ela é feita anualmente, pois os vírus causadores da gripe sofrem mutações, sendo fundamental acompanhar as mudanças para que a vacina produzida seja realmente eficiente. Além disso, é importante acompanhar e conhecer os tipos que estão circulando na população. Em 2016, a vacina distribuída pelo Ministério da Saúde garante proteção contra o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e uma cepa (linhagem) de Influenza B.

Nenhum comentário: