segunda-feira, 15 de junho de 2020

Bacia do Jacuípe – Pintadas tem melhor índice de isolamento social e Várzea da Roça o pior

Bacia do Jacuípe – Pintadas tem melhor índice de isolamento social e Várzea da Roça o pior
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia – SEI divulgou neste domingo, 14, números da taxa de isolamento dos 417 municípios baianos, referente a movimentação de pessoas no sábado, dia 13.

O Calila Notícias que tem acompanhado diariamente a publicação dando destaque sempre aos municípios do território do Jacuipe e do sisal traz nesta reportagem a posição de cada município do território do Jacuípe e constatou que o Município de Pintadas apresenta a melhor taxa de isolamento entre os 15 municípios que compõem a região.
Os 41.6% do índice de isolamento social de Pintadas não é o desejado, segundo os órgãos de saúde o ideal é 70%, algo jamais alcançado. Com todo esforço  nenhum município chegou a marca de 60% e tem sido uma grande conquista ficar na casa dos 50%, privilegio de poucos.Para se ter uma ideia neste domingo, dos 417 municípios do estado, apenas Uruçuca no Sul da Bahia chegou a casa dos 50%, marcou 55.4%.
Desde o dia 20 de maio quando o Calila Notícias começou acompanhar os números diários, na ocasião Gavião tinha o pior índice de isolamento entre os 15 da Bacia do Jacuípe, e uma das piores da Bahia. Só que os números são flexíveis, no dia seguinte Gavião subiu para um pouco mais de 30% após a Secretaria de Saúde anunciar medidas rigorosas, mesmo sem nenhum caso registrado, foi decretado toque de recolher e lockdown marcou 51.7%, o melhor índice do TBJ e 16º em todo estado da Bahia no dia 27 de maio, ou seja, em uma semana saiu de pior para melhor.
Coincidência ou não, Pintadas tem uma melhora na sua taxa de isolamento social dois dias depois de o prefeito Batista da Farmácia instituir o Lockdown e vai durar duas semanas com objetivo de frear a propagação do novo Coronavírus. De acordo com o prefeito o município tinha dois casos e deu um salto para 11 e outros 11 casos suspeitos, o que motivou tomar decisões radicais.
Veja a taxa de isolamento de todos municípios da Bacia do Jacuípe
Pintadas 41.6%
Quixabeira 40.2%
Gavião 36.2%
Várzea do Poço 35.1%
Capela 35.0%
Mairi 34.2%
Ipirá 34.0%
Serra Preta 33.9%
Baixa Grande 33.5%
Nova Fátima 33.5%
Riachão 32.6%
Capim Grosso 31.5%
São José 31.4%
Pé de Serra 29.9%
Várzea da Roça 29.0%

Nenhum comentário: