quinta-feira, 29 de julho de 2021

A vasectomia limita a ereção ou acaba com ejaculação? Desvendando alguns mitos.

 

  


                                                                                                                          Por Dr Edimar Rocha

A Vasectomia é um método de contracepção cirúrgica, faz parte do programa de planejamento familiar, que permite ao homem maior de 25 anos ou com dois filhos vivos optarem pela técnica. Trata-se de uma cirurgia não complexa que impede que os espermatozoides produzidos nos testículos e armazenados no epidídimo, sejam eliminados durante à ejaculação.

Mesmo sendo um procedimento já realizado há vários anos, ainda hoje é cercado de tabus, medos e diversos mitos que são propagados apenas por desinformação. Listamos e esclarecemos os principais deles:

 

1-    Diminui a libido? A vasectomia não interfere no desejo e nem no desempenho sexual masculino, pois a produção de testosterona (hormônio masculino) e os nervos responsáveis pela ereção não sofrem alterações após a vasectomia.

2-    Ocorre mudanças significativas no sêmen ejaculado? Não, pois apenas 1-3% correspondem aos espermatozoides, a maior parte, cerca de 97% são produzidos na próstata, então a alteração na consistência do sêmen não é perceptível a olho nu.

3-    Pode prejudicar o pênis? Não, a técnica operatória é realizada na bolsa escrotal, então a função peniana fica completamente preservada.

4-    A vasectomia é como castração? Não, a cirurgia não envolve retirada dos testículos.

5-    Laqueadura ou ligadura de trompas é mais simples que a vasectomia? Não, a laqueadura requer internação hospitalar, raquianestesia ou anestesia geral e acesso à cavidade pélvica. Já a vasectomia é uma cirurgia ambulatorial, que pode ser realizada no próprio consultório médico, com anestesia local e retorno para sua residência logo após o procedimento.

 

Mesmo sendo um procedimento não complexo, a vasectomia é uma cirurgia e como qualquer outra não é isenta de efeitos não desejados, por isso antes do procedimento devera haver sempre uma consulta com um especialista que fará uma avaliação completa, com a solicitação de exames complementares, além de todas as orientações pré e pós-operatória.

  

 

 Dr Edimar Rocha

CRM 64.308/ RQE 44998

edimarrochalima@hotmail.com

Instagram: @dr. edimar. rocha

Nenhum comentário: