quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Artigo: O legado de Terêncio de Carvalho Lopes

 “O possível a gente faz, o impossível o povo nos ajuda a fazer” (Miguel Arraes de Alencar)   

Terêncio de Carvalho Lopes tinha na práxis política, uma bússola para sua vida pública. Essa práxis estava condensada no compromisso em especial com os excluídos. Na semana do seu aniversário nada melhor que falar de quem construiu uma nova forma de fazer política, se tornando até os dias de hoje o prefeito mais popular da nossa história. Seu legado ultrapassou os limites do munícipio e o tornou conhecido, lembrado, amado e respeitado em toda região e pelos principais nomes da política estadual.

Responsável por uma guinada que transformou Várzea do Poço, até hoje é lembrado pelos grandes feitos enquanto prefeito: Estádio Municipal, hospital municipal, reformas e modernização das praças, saneamento básico, casas populares, poços artesianos, sistema de abastecimento d'água, destaque na saúde, educação, social e cultura (Carnaval que era destaque no estado), entre diversas outras realizações.  

Com certeza a política varzeapocense não foi a mesma antes e depois de Terêncio. Experiente, carismático, ele trazia no currículo uma trajetória que convergia competência e experiência na gestão pública. Nascido em 20 de outubro de 1939, foi eleito vereador logo na primeira legislatura de Várzea do Poço/BA pós emancipação tendo o seu irmão o Tenente Coronel Antônio Lopes Filho como prefeito. Aliás a emancipação política de Várzea do Poço teve empenho significativo de seu pai o então escrivão Antônio Lopes. Terêncio foi ainda vice-prefeito na primeira gestão de Antônio Carneiro (1983-1988) e por duas oportunidades prefeito (1989-1992 e 1997-2000). Um líder nato, plural, mas agregador. Firme, porém consciente das dores do nosso povo.  

Conhecer a história política do nosso município, bem como daqueles que com erros e acertos a construíram é necessário, pois permite definir a contribuição que eles trouxeram em múltiplos aspectos para o seu povo. Bem como, o estilo de liderança conforme as teorias, as abordagens, e suas características.  

Não só como agente político Terêncio é lembrado, mas também como farmacêutico prático e fundador do primeiro cinema da cidade.  

Difícil é não encontrar algum morador de Várzea do Poço/BA, que não se recorde, até mesmo entre os mais jovens que não tenho ouvido alguma história deste líder emblemático, carismático e que ficará eternizado na história.  

Há quase 03 anos, em 31 de outubro de 2018, Terêncio nos deixava e começava a dura jornada de seguirmos em frente sem a sua orientação, sua sabedoria e seu equilíbrio. Se aqui estivesse com os atuais 82 anos, não estaria na seara eleitoral, mas estaria fazendo o que mais gostava, que era falar de política e ensinar pela palavra e principalmente, pelo exemplo. Uma frase do cantor Jamaicano Bob Marley, se tornou seu mantra e por ele ficou eternizada: “Existem pessoas que amam o poder. Outras têm o poder de amar.” 

Saudades sim. Terêncio faz muita falta e seu legado está aí para todos nós seguirmos. Como diria o mestre: “Quem caminha com o povo, nunca estará sozinho”.  

Terêncio VIVE! Terêncio PRESENTE!

Artigo escrito por TIAGO BARROS - Professor de história, ativista político e socioambiental.

Nenhum comentário: