sábado, 18 de novembro de 2023

Mãe de criança autista denuncia discriminação em loja de shopping de Feira de Santana

 

Mãe de criança autista denuncia discriminação em loja de shopping de Feira de Santana | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher registrou boletim de ocorrência e denunciou nas redes sociais que o filho dela, que é autista, sofreu discriminação de uma funcionária da loja Riachuelo, localizada no Shopping Boulevard, na cidade de Feira de Santana.

O caso teria ocorrido na quinta-feira (16) e a mãe da criança, identificada como Karla Gurgel, é natural de Alagoas, mas mora em Feira de Santana. A vendedora apontada como autora foi demitida e nega as acusações. Em um vídeo enviado para a produção da TV Subaé, filiada da TV Bahia na região, ela relatou que em nenhum momento destratou Karla e a criança.

A Polícia Civil informou em nota que o caso será investigado. No vídeo registrado por uma pessoa que acompanhava Karla, é possível vê-la dizer que após escolher o produto que iria levar e ir ao caixa para pagamento, ela apresentou uma carteira de identificação de autismo do filho e solicitou prioridade.

Em seguida, uma funcionária pediu que outra colega recebesse o pagamento e a trabalhadora, após finalizar o atendimento da mãe da criança, teria dito para a colega: “não me passe essas bombas não”.

“Meu filho não é bomba. Não gostei. Eu exijo respeito com os autistas, pessoas com deficiência, porque eu sou mãe e ninguém aqui está livre de ter um filho com deficiência. E eu não aceito, porque já é difícil uma luta de uma mãe com uma criança que vem em um shopping para comprar uma roupa”, desabafou Karla.

Já funcionária apontada por discriminação contra o filho de Karla Gurgel negou as acusações. Em um vídeo enviado para a produção da TV Subaé, filiada da TV Bahia na região, ela relatou que em nenhum momento destratou Karla e a criança.

A mulher disse ainda que não se referiu ao filho de Karla como uma “bomba”, ela contou que esse é um termo utilizado para se referir a compras que não serão pagas com o cartão Riachuelo, porque desta forma não alcançaria as metas impostas pela empresa.

“A partir do momento que minha colega que estava no [caixa] preferencial trouxe ela [Karla] para o meu caixa eu perguntei por que ela [funcionária] estava passando [a cliente] para mim e minha colega simplesmente virou as costas, sem me responder. Eu atendi super bem ela e a criança”, disse a ex-colaboradora.

Em nota, a Riachuelo informou que lamenta o acontecido e diz que a colaboradora foi demitida. Disse ainda que o comportamento da funcionária não condiz com os valores e praticados pela loja [Veja nota na íntegra no final da matéria].

O Shopping Boulevard também emitiu nota de esclarecimento. Disse que a abordagem da colaboradora não está em conformidade com as orientações de atendimento ao público e boas práticas adotadas pelo estabelecimento comercial.

Karla disse que pretende acionar a Justiça contra a Riachuelo e o Shopping Boulevard.

Nota da Riachuelo

Nós da Riachuelo lamentamos o ocorrido em nossa loja em Feira de Santana e pedimos desculpas.

O comportamento da ex-colaboradora no atendimento não condiz com os valores defendidos e praticados por nós da Riachuelo.

A empresa hoje conta com ciclos obrigatórios e periódicos de treinamento ao atendimento ao cliente, sempre em evolução e atualização, reforçando acima de tudo que o respeito a todos é inegociável. A partir desse caso, e em busca de que situações como essa não voltem a ocorrer, já está em implantação uma nova rodada extraordinária de treinamentos e capacitação da nossa força de vendas.

Reforçamos nosso compromisso constante com o cuidado para que todos se sintam bem-vindos e acolhidos em nossos espaços.

Por g1 BA, com a colaboração do repórter Alan Oliveira, e TV Subaé

Nenhum comentário: