quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Várzea do Poço: Emoção marca visitas aos entes queridos neste Feriado


Os sentimentos de tristeza, emoção e saudade marcaram o feriado de Finados, nesta quarta-feira, 2 de novembro. Com olhos lacrimejados os familiares dos entes queridos que morreram, homenagearam com palavras de amor, orações, flores e velas nos túmulos de seus amados (as). O cemitério Municipal Manoel Lomes, recebeu durante todo o dia centenas de pessoas. “O dia é comemorativo. Visitamos sempre a minha vó, não somente no feriado. Dá muita saudade. E a perda dói muito. Não alivia nada vir visitar, mas é uma forma de homenagem”, disse Maria dos Santos, moradora do bairro Alto Alegre.
 A perda da irmã há 10 anos deixa saudade para o aposentado e morador da cidade de Jacobina, José Guimarães. “Ela foi assassinada aos 35 anos e deixou dois filhos. Somos lá de Jacobina e prometi para meus pais que viria aqui (Cemitério Manoel Lomes) hoje. Ao mesmo tempo em que sinto tristeza, pela saudade que não acaba, fico feliz de saber que ela está em um lugar melhor que nós, em paz”, comentou.
Ele aconselhou a reportagem e as pessoas ao afirmar que é importante dar valor aos familiares e pessoas que amamos quando estão vivos, “porque depois só resta saudade e aquele sentimento de: se eu tivesse ficado mais próximo dela (o)”, aconselha. 
Qual a origem do Dia de Finados?
Em todos os países cristãos, atualmente, o dia 2 de novembro é dedicado à comemoração dos mortos. Isso teve início com o abade de Cluny, Santo Odilon, no ano de 998. O evento não era novidade, pois em várias partes se comemorava a memória dos falecidos. Mas como milhares de mosteiros beneditos dependiam do abade Cluny, houve ampla difusão da data em inúmeras regiões da Europa Setentrional. Mais tarde, em Roma, no ano de 1311, foi oficialmente sancionado o dia 2 de novembro como o Dia de Finados.
Texto e fotos: Déa Vasconcelos
www.varzeacidade.blogspot.com

Nenhum comentário: