terça-feira, 24 de abril de 2012

Artigos: Dicas nutricionais para gestantes

(*) Colunista Dr. Edilson Andrade Neiva
 ( A gestante bem informada é uma gestante tranquila)
Comer por dois não, mas consumir pelos dois os nutrientes essenciais para a saúde da mãe e do bebê sim. O melhor para os dois é qualidade, não é quantidade.
Ocorre  muitas dúvidas em relação à alimentação das mamães que acabam de  descobrir  que estão grávidas. Essas dúvidas são normais. Continue lendo e aprenda dicas preciosas para uma alimentação saudável durante toda a gravidez.
 Lembrando que cada gestante tem um organismo e só um nutricionista poderá recomendar uma dieta específica. Portanto, o que vale para uma gestante pode não valer para outro.
Vamos deixar claro que a gravidez não é o momento de comer tudo o que quer e a hora que quiser. A frase “agora tenho que comer por dois porque estou grávida” não é bom para a mãe e nem  muito menos para o bebê. Diria que a melhor frase seria “agora tenho que comer por dois alimentos ricos em nutrientes”, garantindo assim saúde para a mamãe e completo desenvolvimento do bebê. Geralmente, a mulher deve aumentar a ingestão de calorias, porém com orientação de um profissional nutricionista para não faltar nem sobra calorias porque nos dois casos a prejuízos para saúde tanto da mãe quanto para o bebê.
Durante toda a gravidez, a mulher deve comer a cada três horas. A alimentação  deve ser bastante variada e colorida, incluindo seis porções diárias de pães e cereais, de preferência integrais, cinco porções de frutas e três a quatro porções de legumes e verduras. Além disso, carnes, leite e derivados, sempre variando para assim obter os mais variados minerais e vitaminas que mãe e bebê precisam. Não se esquecendo de beber pelo menos dois litros de água por dia. 
Algumas Alterações fisiológicas na gestação


Nutricionista: Dr. Edilson Andrade Neiva - Graduado em Nutrição, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Pós-graduando em Nutrição Esportiva/Diretor da Clínica Nutrislim
À medida que a gravidez avança, a pressão que o útero exerce sobre a parte inferior do intestino pode provocar obstipação. Tal obstipação pode ser agravada porque as contrações musculares involuntárias que se produzem no intestino para deslocar os alimentos se tornam mais lentas devido aos elevados valores de progesterona presentes durante a gravidez. Com frequência aparecem acidez e eructações, possivelmente devido ao fato dos alimentos permanecerem mais tempo no estômago e porque o esfíncter (um músculo em forma de anel que se encontra na extremidade inferior do esôfago) tende a relaxar-se, permitindo o refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago. Então é importante para evitar a obstipação '' prisão de ventre'' preferir alimentos ricos em fibra como pão integral, aveia, furtas, verduras, legumes já para evitar a acidez não se deitar logo após realizar uma refeição aguardar aproximadamente duas horas, evitar grandes volumes de alimento de uma só vez, evitar alimentos que são ricos em cafeína café, refrigerantes, chocolate etc. 
A gravidez altera a função de praticamente todas as glândulas do organismo.
Durante a gravidez, é necessária mais insulina do que a que o pâncreas proporciona. Daí que, numa mulher grávida com diabetes, esta doença possa piorar. Além disso, o diabetes pode começar durante a gravidez, uma doença conhecida como diabetes gravídica. Portanto evitar alimentos muito doces, ter um controle do peso e praticar atividade física leve regular durante a gestação se torna fundamental para prevenir o diabetes gestacional.
Quais alimentos a gestante não deve usar?
A grávida deve evitar sal em excesso (que pode aumentar a retenção hídrica, comum nessa fase), doces em excesso, cafeína e refrigerantes, álcool.
Por que é importante que gestantes façam acompanhamento nutricional? 
É importante para que a gestante possa controlar o ganho de peso durante a gestação. Aumentos excessivos podem trazer complicações, como o diabetes gestacional e hipertensão, a qual pode levar à pré eclâmpsia e complicações no momento do parto.
O acompanhamento nutricional também é importante para que a gestante possa tirar dúvidas a respeito da melhor alimentação durante esse período e suas principais dificuldades, além de ser orientada sobre a forma correta de amamentar seu filho. 

Nenhum comentário: