terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ginecologista de Plantão: Christian Ferraz tira dúvidas de internautas do Várze Cidade.



- Qual o melhor tratamento para mulheres virgens que tem miomas?
Christian Ferraz – Cada vez mais temos acesso ao diagnóstico de mioma. A presença de nódulo de mioma em uma mulher virgem ou não virgem tem grande importância por que a mulher que nunca engravidou ela deseja ter um filho, a mulher virgem tem isso como um plano de vida também. O diagnóstico de mioma não quer dizer que evoluirá para cirurgia, na maioria dos casos a mulher não precisa operar, existem tratamentos e acompanhamentos. Boa parte das vezes o mioma tem crescimento muito lento, no primeiro momento dá pra perceber se o crescimento é mais rápido ou mais lento tudo depende de uma questão genética dos miomas que diz respeito aos receptores de hormônios. O exame seriado e o acompanhamento a cada seis meses para verificar o comportamento do mioma. Na mulher virgem se o nódulo não for grande é seguimento e acompanhamento, é importante dizer que existem medicações que podem frear o crescimento do mioma, mas tem indicação precisa do especialista, cada caso realmente é um caso.
- Estou com 23 anos e nunca tenho relação sexual há muitos anos me acompanha um corrimento amarelado e de consistência gelatinosa, minha menstruação não é regular chega de 3 em 3 meses e fica mais de 8 dias. Tenho muitos pelos pelo corpo, o que posso fazer?

Christian – É sempre importante falar que o normal para a mulher em termos de fluxo menstrual é que ela tenha intervalo de mais ou menos 4 semanas de uma menstruação para outra. A menstruação vim a cada 2 ou 3 meses e depois um sangramento exagerado é bem possível que se trate de uma situação onde  a mulher não produz a sequencia hormonal correta que faz com que o ovário produza um folículo que cresça, rompa e aconteça o fenômeno que pode levá-la a uma gravidez que é a ovulação. Toda vez que a mulher não ovula sem usar medicação para isso, ela pode estar vivendo  num distúrbio hormonal, existem várias situações que podem levar as condições da mulher não ovular. Existem várias situações que podem levar a esse tipo de situação da mulher não ovular a mais frequente é a síndrome de ovários policísticos que é uma alteração onde a mulher acaba não tendo essa sequencia hormonal de maneira correta, os ovários acabam não produzindo folículo e crescem todos ao mesmo tempo e nenhum se diferencia para crescer mais que os outros, com isso a mulher nunca ovula ou ovula em intervalos muito grandes. Essa síndrome está relacionada a alterações plurometabólicas, essas mulheres tem maior risco de desenvolver diabetes, hipertensão dentre outras doenças entre elas cardiovasculares. O surgimento de pelos pode ser uma questão da síndrome de ovários policísticos que podem produzir mais os ovários masculino, as mulheres podem ter mais acnes, espinhas ou surgimento de pelos. É preciso procurar um nutricionista.
- Minha urina tem o cheiro muito forte, isso ocasiona algum problema para minha saúde?
Dr. Christian – É sempre importante falar que a parte genital e urinária da mulher são muito próxima, na verdade o sistema urinário da mulher está dentro da genitália feminina, uma região chamada vestibular. É importante colocar que várias situações se confundem do que é um sintoma urinário de infecção genital. É interessante que a mulher possa fazer uma avaliação ginecológica, às vezes um simples papa Nicolau, exame simples de urina. O odor desagradável da urina pode ser uma cistite, mas pode ser também uma contaminação do meio vaginal podendo a mulher ter uma infecção genital.

Nenhum comentário: