sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ginecologista de Plantão: Christian Ferraz tira dúvidas de internautas do Varzea Cidade.



- Fui fazer um papanicolau e uma coposcopia e a médica achou meu útero muito aumentado vendo que tinha uma mancha. Ela achou melhor fazer uma biopsia. Isso pode ser grave?
Dr. Christian – O papa Nicolau é o exame mais realizado para prevenção do câncer ginecológico na mulher que apenas a coleta do material da citologia. A coposcopia é um complemento do papa Nicolau que é um exame sobre lente que o médico olha, e vê o colo do útero sobre o aumento de uma luz muito forte, onde é possível detectar áreas mais suspeitas de lesões que não necessariamente seja câncer, em sua maioria são percussoras do câncer ou que antecedem o câncer. Quando se detecta uma mancha e o médico indica uma biopsia não precisa se apavorar e achar que aquilo é um câncer, o tecido vai ser estudado e deve vir com uma lesão chamado de neoplasia intra epitelial cervical que é um tipo de lesão com grau 1,2 e 3, porém nenhum desses é câncer e todos tem cura, às vezes nem precisa ter cirurgia.
- Existe muita incidência do mioma na mulher de pele negra?


Dr. Christian – Eu acho que a consciência de cor tem a ver com a epidemiologia, na medicina estudamos muito a medicina de doença por raça, existem doenças que na raça branca acontecem mais, por exemplo, câncer de pele, já outras são mais próprias do negro como o mioma. As mulheres negras tem uma predisposição um pouco maior de ter mioma do que as mulheres brancas. Assim como existem doenças que são próprias das raças orientais, então é preciso entender essas questões raciais de maneira epidemiológica, ou seja, na medicina não se discrimina as raças, pois é usado a cor e raça para saber qual a incidência principal de doença.
- O mioma atrapalha uma gravidez futura?
Dr. Christian - Cada vez mais o mioma tem sido uma condição prevalente, antigamente a mulher só descobria que estava com mioma quando a barriga crescia, pois achava que era gravidez e corria para o médico, que fazia a cirurgia e descobria aquela grande massa pélvica, atualmente a partir da ultrassonografia conseguimos identificar miomas de 3 a 4 milímetros. Enfim de um modo geral o mioma é uma condição benigna, não sofre risco de câncer, raríssimas vezes ela e transforma-se em charco matosa, porém mioma nasce benigno, ficando assim a vida inteira. Só se deve abordar o mioma, quando ele trás sintomas específicos para a mulher, vai depender do tamanho dos módulos, da localização se são mais internos ou externos. É importante falar sobre mioma e gravidez, pois a cada vez mais existe essa associação, por uma questão simples, as mulheres tem deixado pra engravidar um pouquinho mais tarde aos 30 anos que coincide com a maior incidência de mioma, mas na maioria das vezes, a presença de mioma não impede a mulher de engravidar e também a presença de nódulos de mioma, em sua maioria, não faz com que essa gravidez seja de risco elevado. Normalmente orientamos pacientes que tem mioma e gravidez para participar de um pré-natal especial. É importante lembra que mioma não prejudica a estrutura do bebê, as vezes a localização do mioma pode até levar a um abortamento.
- É possível que uma vagina não se adapte a um pênis?
Dr. Christian Ferraz- O órgão sexual da mulher é invaginado, introduzido dentro dela e com uma capacidade elástica fantástica. Simplesmente, basta comparar dentro do canal vaginal que pode passar um bebê no momento do parto normal. A capacidade de elasticidade da vagina pode se adaptar a qualquer órgão masculino de quaisquer tamanho, da mesma maneira o pênis quando não é muito desenvolvido gera as vezes introspecção/insegurança no homem, mas o canal vaginal também pode, desde que não tenha sofrido nenhuma  disfunção, trauma ou parto que dilacerou a musculatura, se adaptar a um pênis menor com prazer a ambas as partes.

Nenhum comentário: