domingo, 6 de janeiro de 2013

Nutricionista de plantão: Edilson Neiva dá dicas de boa alimentação para internautas do Várzea Cidade

- O que é a Nutrição?
Dr. Edilson Neiva - Muitas pessoas acreditam que a Nutrição serve apenas para o auxílio na perda de peso, contudo, ela trata da interação entre o indivíduo e os alimentos. Assim, a Nutrição é uma ciência que estuda os alimentos, analisando os benefícios que os mesmos podem proporcionar ao ser humano, assim como, os hábitos alimentares que podem prejudicá-lo.
- O que são os minerais?
Dr. Edilson Neiva - Os minerais são substâncias que estão presentes nos alimentos e que auxiliam na manutenção da saúde do ser humano, como por exemplo, o ferro, que evita a anemia, o cálcio que a longo prazo previne que o indivíduo tenha osteoporose e o magnésio que auxilia na prevenção contra o infarto.
- Dormir pouco ajuda no ganho de peso?

Dr. Edilson Neiva – Sim, porque quando uma pessoa está acordada, há um gasto muito maior do carboidrato (glicose) e ao contrário, no momento em que está dormindo é realizado o processo de lipólise que corresponde a “quebra” de gordura. Deste modo, quem dorme pouco acumula muito mais gordura no organismo. Não adianta, então, fazer dieta e dormir poucas horas por dia.
- Atualmente, está sendo divulgada a propaganda de um produto que promete fritar o alimento sem a utilização de óleo, mas sim, com o vapor. Isso é realmente possível?
Dr. Edilson Neiva – Sim, este produto atua de forma semelhante a um micro-ondas, porém, não sei como fica a crocância do alimento frito, mas realmente não é adicionado óleo no processo de fritura. É válido ressaltar, no entanto, que mesmo alguns salgados que não são fritos, já possuem um alto índice de colesterol, pois são constituídos, por exemplo, pela gema do ovo.
- O hábito de fazer as refeições assistindo televisão favorece no processo do ganho de peso?
Dr. Edilson Neiva – Neste caso é necessário observarmos duas situações: se o indivíduo se alimenta com base em uma dieta equilibrada não há problemas, mas se ele senta à frente da para comer, por exemplo, amendoim, ele vai exagerar no consumo deste alimento. Contudo, deve-se evitar fazer as refeições assistindo televisão, porque não é realizada uma mastigação adequada, o indivíduo faz uma ingestão muito rápida, fato que não permite o cérebro reconhecer que o organismo já está saciado, favorecendo então, para que a pessoa faça a ingestão de uma grande quantidade de alimento.

Nenhum comentário: