segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Secretaria de Saúde de Várzea do Poço realiza 7ª Etapa do Projeto de Rastreamento do Glaucoma

A Prefeitura Municipal de Várzea do Poço, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizou neste domingo (19/11/2017) no Colégio IESFA, a sétima fase do mutirão de atendimentos de consultas para diagnósticos e tratamento do glaucoma no município.
Contando com 15 profissionais do Hospital de Olhos São Paulo com sede em Jacobina, sendo dois oftalmologistas, Dr. Ubirajara R. Anunciação e Dr. Wilson Silva da Matta, e a equipe da secretaria de saúde de Várzea do Poço, foram atendidos mais de 700 pacientes, sendo que alguns pacientes já pertencentes ao programa retornaram e passaram pela revisão.
Os pacientes passaram por exames de pressão do olho, campo visual, consultas com o oftalmologista e realizaram o cadastro do usuário para receberam gratuitamente o colírio indicado para o tratamento. Com a realização das consultas e exames, o objetivo do mutirão do glaucoma foi realizar o diagnóstico precoce e encaminhar o paciente para o tratamento adequado.
Os procedimentos foram realizados das 06h00  até as 15h00 no colégio IESFA e  atendeu pessoas de 40 anos acima ou as que já estejam em tratamento. A próxima revisão acontecerá no dia 08 de fevereiro de 2018,  no PSF Alto Alegre.
O glaucoma é uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva causada principalmente pelo aumento da pressão do olho e que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada a segunda causa de cegueira no mundo. Por ser silenciosa a pessoa tem dificuldade de sentir os sintomas do glaucoma. E quando descobre, muitas vezes, está em estado avançado, o que gera dificuldade para recuperar a visão periférica, que pode levar à cegueira.


ASCOM-PMVP

Nenhum comentário: